Liturgia de 20 de novembro de 2022

DOMINGO - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
(branco, glória, creio, pref. próprio - ofício da solenidade)

 

Antífona da entrada

- O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos

(Ap 5,12;1,6).

 

Oração do dia 

- Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 2Sm 5,1-3 

- Leitura do segundo livro de Samuel: Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempos atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 122,1- 2.4-5 (R: 1)

 

- Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!
R: Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!


- Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor! ” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

R: Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!


- Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

R: Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

 

2ª Leitura: Cl 1,12-20 

- Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o reino que vem seja bendito, ao que vem e a seu reino, o louvor! (Mc 11,9)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 23,35-43

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

- Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” 40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

   

Liturgia comentada

Quando vieres no teu reino... (Lc 23,35-43)

A frase saiu da boca de um bandido: condenado à morte infamante da cruz, ele olha para o lado, vê o companheiro de suplício, sobre cuja cabeça está a tabuleta que Pilatos mandou escrever: O REI DOS JUDEUS. Foi o bastante para o “bom ladrão” manter acesa uma esperança: “Lembra-te de mim quando vieres como rei...” Parece que muitos já abriram mão dessa mesma esperança... Para eles, não há nada a esperar.

 

Na Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo, o ano litúrgico se encerra com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, que proclama o senhorio universal e a realeza de Cristo Senhor.

 

Nem todo mundo fica feliz com esta celebração: alguns chegam a torcer o nariz para o aparente “monarquismo”. Os “republicanos” costumam ter ataques de urticária diante de símbolos da monarquia, como o cetro e o trono, coroas e editos régios, pois a proclamação incondicional e ilimitada da liberdade (aquela que inspirou a guilhotina...) range os dentes para a obediência e a submissão. Tudo que pareça um cerceamento da “liberdade” individual torna-se objeto de aversão (e ódio!), como a figura do pai (Freud), do rei (Voltaire) e de Deus (Marx).

 

Mas o que espanta é ver esta mesma aversão a Cristo Rei entre o “pessoal da Igreja”, aqui incluídos exegetas e pregadores. Um deles chega a afirmar: “Não é uma festa bíblica, há que dizer. Jesus não aparece na Bíblia como um Senhor Glorioso dos povos”. Pois não é verdade. Basta ler os evangelhos. Em sua entrada em Jerusalém, Jesus de Nazaré tem uma recepção régia, aclamado como “filho de Davi”, o grande rei (Mt 21,9). O próprio Jesus anuncia sua “vinda” gloriosa no fim dos tempos, quando virá em sua GLÓRIA... acompanhado de anjos... sentado em seu TRONO glorioso... para JULGAR as nações (Mt 25,31ss.).

 

Nos Evangelhos, Jesus fala longamente sobre o Reino de Deus (p. ex., Mt 13). E o conceito de REINO inclui necessariamente uma Lei, um legislador, um juiz, um rei e seu domínio, seu ministério e seus soldados. Todo reino gira em torno de uma ORDEM, diante da qual se obedece ou, como alternativa, vive-se “fora da lei”. Sem obediência e submissão não há reino. Os rebeldes formam seu próprio grupo e tornam-se guerrilheiros...

 

O Livro do Apocalipse elimina qualquer possibilidade de ignorar o Rei Jesus. O sétimo anjo toca sua trombeta e proclama: “O reinado sobre o mundo pertence agora ao nosso Senhor e ao seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11,16). E depois que Miguel derrota o Dragão, uma voz do céu se faz ouvir: “Agora realizou-se a salvação, a força e a REALEZA de nosso Deus e o PODER de seu Cristo” (Ap 12,10).

 

Orai sem cessar: “Dizei entre os povos: o Senhor reina!” (Sl 96,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.