Liturgia de 27 de junho de 2022

SEGUNDA FEIRA – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – Ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

Oração do dia 

- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Am 2,6-10.13-16 

- Leitura da profecia de Amós: 6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus. 9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raí­zes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus. 13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 50, 16bc-23 (R: 22a)

 

- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 

- “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 

- Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade.

R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 

- Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 

- Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

R: Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em meriba!

(Sl 94,8)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 8,18-22

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor! 

 

 

Liturgia comentada

Eu te seguirei aonde fores... (Mt 8,18-22)

Eis uma bela declaração feita por um candidato a discípulo de Jesus de Nazaré! No entanto, o Mestre o descartou prontamente, talvez lendo no coração dele intenções e perspectivas que não correspondiam à verdadeira missão de Jesus. E se Jesus lhe perguntasse: “Aonde eu for? Até mesmo ao Calvário?” Por certo o candidato faria meia volta...

 

A história da Igreja é o relato de grandes heroísmos, mas também de muitas deserções. Muitos de nós nos apressamos a seguir uma vocação ou missão, mas nos decepcionamos quando a realidade não corresponde a nossos sonhos românticos. Isto vale para uma profissão, como vale também para o matrimônio cristão. É a procura da glória sem a cruz...

 

O exegeta Hébert Roux analisa a reação de Jesus: “Ao escriba que vem a ele sem condições nem reservas, Jesus declara: - ‘O Filho do homem não tem um lugar para descansar a cabeça’. Sem dúvida, ele compreendeu que aquele homem tinha ilusões pessoais, tomando Jesus por um Senhor prometido aos destinos mais gloriosos. – ‘Queres me seguir aonde eu for? Mas eu não vou a parte alguma! Não tenho um só lugar que me seja próprio... Meu reino não é deste mundo (cf. Jo 18,36). É por isso que eu não tenho necessidade de partidários que formariam um exército para combater pela minha causa! O único lugar apropriado para mim é a Cruz... E lá, ninguém me pode seguir’”.

 

Nada mais realista! Quanto soldados dispostos lutar por Cristo, desde lhes seja garantida a vitória! Mas são raros aqueles que se juntam ao Senhor na qualidade de cordeiros entre lobos (cf. Lc 10,3), prontos para serem devorados.

 

Prossegue o comentarista: “Entre o momento em que ressoa o chamado a seguir Jesus e o momento da entrada no Reino, apresenta-se a Cruz. O caminho pelo qual se trata de seguir a Jesus não é uma via triunfal, mas um caminho estreito e doloroso. Não se segue a Jesus por uma decisão heroica, pois ‘a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus’ (cf. 1Cor 15,50)”.

 

É por isso que se multiplicam as tentativas de “adoçar” o Evangelho: não é bem assim... não sejamos radicais... não se pode seguir a Bíblia ao pé da letra... É por isso que Francisco de Assis é despojado de seus estigmas e travestido em garoto propaganda da moda ambientalista. É por isso que muitos institutos religiosos se transformaram em ONGs sem alma...

 

Se queremos de fato seguir a Jesus, comecemos por abraçar a cruz...

 

Orai sem cessar: “Senhor, a minha alma te segue de perto!” (Sl 63,9)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.