Liturgia de 26 de junho de 2022

DOMINGO – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, glória creio – I semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

Oração do dia

- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Rs 19,16b.19-21

- Leitura do primeiro livro dos Reis: Naqueles dias, disse o Senhor a Elias: 16bvai e unge a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar. 19Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois o que te fiz eu? ” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 16,1-2a.5.7-11 (R: 5a)

 

- Ó Senhor, sois minha herança para sempre!
R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!


- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós! ” Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!

R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!


- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!


- Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!


- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!

 

2ª Leitura: Gl 5,1.13-18

- Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas: Irmãos: 1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 13Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pela caridade. 14Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

15Mas, se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros. 16Eu vos ordeno: Procedei segundo o Espírito. Assim, não satisfareis aos desejos da carne. 17Pois a carne tem desejos contra o espírito, e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.
18Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Fala, Senhor, que te escuta teu servo! Tu tens palavras de vida eterna!

(1Sm 3,9); (Jo 6,68).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9,51-62

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

- 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.  58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.  60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.  62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 


Liturgia comentada

Que os mortos enterrem seus mortos... (Lc 9,51-62)

“Eu te seguirei aonde quer que vás!” Uma declaração aparentemente decidida. Mas só na aparência... O candidato que se oferece como discípulo de Jesus Cristo não fazia ideia da condição necessária para segui-lo: liberdade. Um coração sem apegos, sem contrapesos, uma cabeça que não precisa estar ligada nas oscilações da bolsa e nas chamadas do celular...

 

Não admira que o candidato rapidamente abra mão de seu projeto, pois tinha muito a perder na troca por Jesus. Jesus está ali, plantado como uma espada entre nós e nossos próximos, entre nós e nossos irmãos, entre nós e... nós mesmos. Jesus vem para dividir (cf. Mt 10,34-36).

 

Assim comenta o monge André Louf esta passagem do Evangelho. E ele prossegue: “Jesus é o único caminho para o Pai. [...] Qualquer outro caminho é provisório. Se nos prendemos a este, poderia tornar-se um beco sem saída, uma rua fechada, como um morto que enterra seus mortos. Qualquer outro olhar é inútil, é distração, diversão, mas no final é destruidor. Quem poderia trabalhar um campo andando para trás?”.

 

Por isso Jesus se refere à “mão no arado”, que exige concentração no objetivo único, uma progressão em linha reta, sem desvios. “É preciso fixar os olhos no centro de nossa fé, em Jesus, que em vez da alegria que lhe era proposta, suportou uma cruz e, desde então, se assenta à direita do trono de Deus. É para lá que será preciso segui-lo, aceitando a renúncia de si mesmo, arriscar tudo e pôr todas as coisas em jogo para ganhar tudo.”

 

Curiosamente, quando um profissional recebe a proposta de trabalhar no mundo árabe, com um salário que jamais teria em sua terra, a família acha “natural” o sacrifício da distância e da separação. O mesmo ocorre quando os filhos ganham bolsas de estudo para universidades estrangeiras. O espanto e a incompreensão das famílias só se manifestam quando se trata de seguir a Jesus, esse exigente...

 

“Renúncia” é uma palavra antipática. A civilização do prazer e dos “games” quer sempre mais. Para A. Louf, “renunciar” é ser por inteiro para Jesus. Só se explica a partir dele; a renúncia se reduz a Ele e ao amor que nos prende a Ele. É um olhar do coração que se fixa em Jesus, preso ao seu olhar e sua Face, como o Espírito Santo o faz sentir secretamente”.

 

Os apaixonados certamente entenderão...

 

Orai sem cessar: “O amor é mais forte que a morte...” (Ct 8,6b)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.