Liturgia de 12 de dezembro de 2021

III DOMINGO DO ADVENTO ANO C
(roxo, ou róseo, creio, pref. do Advento I - III semana do Saltério)

 

Antífona da entrada

- Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto (F l4,4).

 

Oração do dia 

- Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre, com intenso júbilo, na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Sf 3, 14-18

- Leitura da profecia de Sofonias: 14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!
15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18acomo nos dias de festa”.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl, (Is 12)2-3.4bcd.5-6 (R: 6)

- Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor”.

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

- Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

2ª Leitura: Fl 4, 4-7

- Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses: Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 3, 10-18.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?”
11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

  

 

Liturgia comentada

Ele traz a pá em sua mão... (Lc 3,10-18)

A imagem empregada pelo Evangelho fala de uma “separação”, uma triagem. Em vez da pá, podemos pensar em uma “peneira”. Mais cedo ou mais tarde, o bem e o mal são “peneirados” pelo Senhor. Palha e grão ainda estão misturados no dia colheita; então, ambos são lançados para o alto e seu próprio peso facilita a separação.

 

No anúncio feito por João Batista, é o Messias que trará o vento forte que que expele a palha inútil e preserva o precioso grão. Assim, “o dia do Senhor é um dia de tempestade” (H. Gollwitzer). Ninguém “nasce” palha ou trigo. Pelo nosso arbítrio, por nossa resposta à graça de Deus, somos livres para escolher de que lado vamos ficar.

 

Santo Ambrósio ensina: “Pelo símbolo da pá, manifesta-se que o Senhor tem o direito de distinguir os méritos, porque, quando os grãos são joeirados na eira, separam-se os vazios dos cheios, que são como que separados pelo exame do vento que sopra sobre eles. [...] Por essa separação. Mostra que no dia do juízo o Senhor separará dos sólidos méritos e frutos da virtude a jactância vazia e a leviandade das obras infrutuosas, levando os homens de mérito mais perfeito à mansão celeste. Com efeito, o fruto mais perfeito é o que se assemelha àquele que caiu como grão de trigo para produzir muito fruto”.

 

A “mistura” do bem e do mal acontece em toda parte. Inclusive na Igreja. São Beda, oVenerável, comenta a mesma passagem: “A eira simboliza a Igreja presente, na qual muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. A limpeza da eira é feita agora, quando algum perverso, por causa de seus pecados manifestos, é excluído da Igreja por punição sacerdotal, ou quando é condenado depois da morte pelo julgamento divino, por causa dos seus pecados ocultos. E se cumprirá universalmente no fim dos tempos, quando o Filho do Homem enviar seus anjos para que tirem dos eu Reino todos os escândalos”.

 

Em outro Evangelho (cf. Mt 13,47ss), Jesus usou a imagem de uma rede que é lançada ao mar. Ela sobe com peixes bons e peixes imprestáveis. Os bons são recolhidos aos cestos; os maus são lançados fora.

 

Assim o Evangelho vem serenar as queixas daqueles que se irritam ao ver o mal prosperar impunemente (por enquanto), enquanto o bem sofre prejuízos, perseguição e até martírio. Aliás, os santos não perderam tempo acusando a palha: dedicaram sua vida inteira a transformar a palha em trigo bom...

 

Orai sem cessar: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rm 8,35)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.