Liturgia de 22 de outubro de 2021

SEXTA FEIRA – XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

Oração do dia 

- Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Rm 7,18-25 

- Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 119, 66.68.76.77.93.94 (R: 68b)

 

- Ensinai-me a fazer vossa vontade!

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

- Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.

R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 12,54-59

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

- Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

   

Liturgia comentada
Avaliar o tempo presente...
(Lc 12,54-59)

Mais de uma vez os adversários de Jesus o tentaram, cobrando dele um “sinal”. Também entre nós há gente ansiosa por “sinais”, seja o sol girando no espaço, sejam aparições improváveis ou fenômenos astrais.

Ora, a presença do Filho de Deus encarnado, suas palavras e seus gestos deveriam ter sido “sinais” mais que suficientes para que seus contemporâneos fizessem penitência e acolhessem o Messias prometido.

Neste Evangelho, não sem uma dose de ironia, Jesus cobra de seus opositores, tão ágeis em ler os sinais das variações climáticas, relacionando as nuvens e a chuva, a mesma perspicácia em perceber os “sinais dos tempos presente”.

São João Crisóstomo [344-407 d.C.] põe estas palavras na boca de Jesus:

“Vós sabeis julgar o aspecto do céu e não podeis conhecer os sinais dos tempos? No céu, vós descobris sinais que pressagiam a tempestade e sinais que deixam prever a calma. Quando vistes os sinais da tempestade, já não esperais pela calmaria. E já não temeis a tempestade quando é a calma que vos é anunciada. Pois assim devíeis pensar a meu respeito.

Um é o tempo do advento presente, outro será o tempo da Vinda futura. Hoje, os sinais que eu realizo sobre a terra são indispensáveis; quanto aos sinais que se realizarão no céu, estarão reservados para o advento futuro. Agora, eu vim como médico; então eu virei como juiz. Agora, eu venho procurar aqueles que se desgarraram; então eu virei pedir-lhes conta de seus atos.

Eis por que eu vim sem fragor; mas então eu virei com o mais chocante aparato, retirarei o céu, obscurecerei o sol, e a lua já não dará sua luz. Então as forças do céu serão abaladas; então minha chegada será instantânea, semelhante ao relâmpago, minha presença atingirá de súbito todos os olhares. [...]

Que sinal ireis comparar à remissão dos pecados? Que há de mais potente que chamar os mortos para a vida, expulsar os demônios, restaurar o corpo humano e todas as coisas?”

E foi assim que Jesus se negou a dar qualquer sinal, exceto o “sinal de Jonas” – sua própria ressurreição ao terceiro dia.

Hoje, também nós podemos dispensar outros sinais. Basta-nos acompanhar o noticiário da TV e já teremos suficientes propostas para mudar de vida e buscar as coisas do alto. De preferência, antes da chegada do Juiz...

 

Orai sem cessar: “Maran atha! Vem, Senhor!” (1Cor 16,22)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.