Liturgia de 27 de setembro de 2021

SEGUNDA-FEIRA – SÃO VICENTE DE PAULO - PRESBÍTERO

(branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).

 

Oração do dia

- Ó Deus, que para socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero são Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Zc 8,1-8

- Leitura da profecia de Zacarias: 1A palavra do Senhor dos exércitos foi manifestada nos seguintes termos: 2” Isto diz o Senhor dos exércitos: Tomei-me de forte ciúme por Sião, consumo-me de zelo ciumento por ela. 3Isto diz o Senhor: Voltei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém; Jerusalém será chamada Cidade Fiel, e o monte do Senhor dos exércitos, Monte Santo. 4Isto diz o Senhor dos exércitos: Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, cada qual com seu bastão na mão, devido à idade avançada; 5as praças da cidade se encherão de meninos e meninas a brincar em suas praças. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Se tais cenas parecerem difíceis aos olhos do resto do povo, naqueles dias, acaso serão também difíceis aos meus olhos? - diz o Senhor dos exércitos. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr-do-sol; 8eu os conduzirei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; serão meu povo e eu serei seu Deus, em verdade e com justiça”.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 102,16-18.19-21.29.22-23 (R: 17)

 

- O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

R: O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

 

- As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

R: O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

 

- Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

R: O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

 

- Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem e todos os impérios o servirem.

R: O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos

(Mc 10,45).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9,46-50

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, este é que é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

   

 

Liturgia comentada
Este é que é o maior... (Lc 9, 46-50) 

O mundo exalta o sucesso e humilha os perdedores. O mundo celebra os vencedores e prega medalhas de ouro no seu peito. O mundo aplaude os sabidos e paga caro por seus conselhos e... palpites. A grande maioria da população do planeta forma a legião dos esquecidos, a anônima multidão. Exatamente aquela turba que Jesus contemplava condoído, vendo-a como ovelhas sem pastor...

No Evangelho de hoje, até os seguidores mais próximos de Jesus surgem comparando sua importância, sem esconder seus sonhos de grandeza. Coisas da humanidade adâmica, pois não? Natural que venham a se espantar quando, no Cenáculo, Jesus vestir uma toalha e lavar os pés dos apóstolos!

Desta vez, Jesus tenta abrir os olhos de sua troupe para o beco sem saída em que estão entrando. Para isso, traz uma criança para o centro do grupo e aponta para ela. Naqueles tempos, a criança era uma espécie de “homúnculo”, um “projeto de homem”, algo que não se contava nos recenseamentos. Em suma, valia quase nada.

E Jesus causa surpresa ao fazer da criança a medida de valor: o que vale menos é quem vale mais! Aliás, vivendo como crianças, nosso fardo se torna mais leve. É notável a reflexão feita por S. Josemaría Escrivá: “Quando um menino tropeça e cai, ninguém estranha, e seu pai se apressa em levantá-lo. Quando quem tropeça é adulto, nossa primeira reação é de riso. Às vezes, passado o primeiro momento, o ridículo dá lugar à piedade. Mas os adultos têm de se levantar sozinhos...” E o santo conclui: “Não queiras ser grande, mas menino, para que, quando tropeçares, te erga a mão de teu Pai-Deus.”

Esperta foi a Pequena Teresa: “Sou apenas uma criança, impotente e fraca, mas é minha própria fraqueza que me dá a audácia para me oferecer como Vítima ao teu amor, ó Jesus! (...) Não posso, Jesus, aprofundar o meu pedido, recearia ver-me acabrunhada sob o peso dos meus desejos audaciosos... Minha desculpa é ser uma criança, e as crianças não medem o alcance das suas palavras. (...) A criancinha lançará flores, perfumará o trono real; com sua voz argentina, cantará o cântico do Amor...” (Man. B, 256, 257.)

Deus é simples e discreto. É bom desconfiar de projetos grandiosos em nome de Deus...

 

Orai sem cessar: “Mantenho em calma e sossego a minha alma, tal como uma criança no seio materno...” (Sl 131, 2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.