Liturgia de 24 de setembro de 2021

SEXTA FEIRA – XXV SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

Oração do dia

- Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Ag 1,15b-2,9

- Leitura da profecia de Ageu: 1,15bNo segundo ano do reinado de Dario, 2,1no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: 2“Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 3Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? 4Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. 5Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 7Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 43,1.2-3.4 (R: 5bc)

 

- Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

R: Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

 

- Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor!

R: Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

 

- Sois vós o meu Deus e meu refúgio: por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo?

R: Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

 

- Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!

R: Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

 

- Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

R: Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos.

(Mc 10,45).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9,18-22

 

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Irei ao altar de Deus... (Sl 43 [42])

A mensagem deste salmo situa-se entre dois polos opostos: a tristeza e a alegria. Alvo da mentira e da falsidade dos homens, o poeta-cantor se sente oprimido pelo inimigo. Ele sabe que a cura dessa tristeza está em Deus, por isso se lembra da “montanha santa” onde o Senhor habita.

Daí a sua decisão: “Irei ao altar do Senhor!” Ali ele irá recuperar sua alegria entoando louvores ao som da cítara. Quem conhece um pouco da poesia sacra e da hinologia litúrgica, sabe que grande quantidade dessa produção poética brotou da oração de alguém que buscava consolo em Deus.

Mas é preciso lembrar que o “altar” (de alta ara, isto é, uma pedra elevada) é o lugar dos sacrifícios. Era sobre o altar da Primeira Aliança que as vítimas eram queimadas em holocausto ao Senhor. Nos altares da Nova Aliança, a Igreja oferece ao Pai o Corpo e o Sangue de seu Filho, ao celebrar o sacramento da eucaristia. Não por acaso, na pedra da ara (embutida em nossos altares) estão contidos ossos ou relíquias dos mártires, que deram seu sangue pela fé em Jesus Cristo.

Assim, seria uma ilusão dirigir-se ao altar do Senhor como quem busca uma anestesia. Sim, é lá que se experimenta a verdadeira alegria, mas nunca separada da cruz e do sacrifício. A legítima mística cristã sempre aliou a cruz e a alegria. Mais do que ser carregada, a cruz deve ser abraçada...

Ao comentar este Salmo, Santo Agostinho diz que a “cítara” do cantor soa em dois diferentes registros: soa “no alto” ao cantar louvores a Deus, mas também soa “na parte inferior”. E cita São Paulo: “Nós nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança uma virtude comprovada, a virtude comprovada a esperança” (Rm 5,3-4).

Diz mais Santo Agostinho, talvez com leve ironia: “Se desfaleces nas tribulações, quebraste a cítara”. O salmista “sofria devido a uma aflição terrena, no entanto queria agradar a Deus e dar-lhe graças, forte na tribulação”.

Na Liturgia de hoje, este Salmo “responde” à leitura de Ageu 1,15b – 2,9, onde o Senhor promete que “o esplendor da desta Casa (o Templo a ser reconstruído no tempo de Ciro) será maior que o da antiga”. Bela imagem para a “casa” do homem arruinado pela tristeza e pronto a recuperar sua alegria na glória de Deus.

 

Orai sem cessar: “Senhor, deste mais alegria ao meu coração!” (Sl 4,7)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.