Liturgia de 21 de setembro de 2021

TERÇA FEIRA – SÃO MATEUS APÓSTOSTOLO E EVANGELISTA

(vermelho, glória, pref. dos apóstolos – ofício da festa)

 

Antífona da entrada

- Ide e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (Mt 28,19)

 

Oração do dia

- Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Ef 4,1-7.11-13

- Leitura da carta de são Paulo aos Efésios: Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 19A,2-3.4-5 (R: 5a)

 

- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!
R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!


- Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, à noite a noite publica esta notícia.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!


- Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,9-13

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

- Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

 

Liturgia comentada

Os céus narram a glória de Deus! (Sl 19a [18a])

O homem da Bíblia é um contemplativo. Ele não se distrai com as quinquilharias deste mundo. Saindo de sua tenda, no veludo da noite, Abraão é convidado por Deus a contemplar as miríades de estrelas no firmamento e os incontáveis grãos da areia da praia. Do mundo macroscópico ao reino microscópico, as visíveis pegadas do Criador...

O acelerado progresso da ciência, ao contrário de solapar os fundamentos da fé, veio contribuir ainda mais para nossa admiração diante dos mistérios do Cosmo. E há muito mais por vir: os meandros da genética e o torvelinho das nanopartículas deixarão nossos olhos arregalados diante da infinita Inteligência criadora.

Deus se revela no mundo. A Criação elogia o Criador. O teólogo ortodoxo Olivier Clément cita Máximo, o Confessor [580-662 d.C.], que distingue três graus na “incorporação” do Verbo de Deus. Em primeiro lugar, a própria existência do Cosmo, da Criação, que é compreendida como uma teofania, isto é, uma manifestação de Deus: “Os céus narram a glória de Deus”.

O segundo grau foi a própria Lei, na qual se incorporava o Verbo na forma de uma Escritura sagrada, revelando aos homens um Deus pessoal que participa de nossa história. E o terceiro, a Encarnação propriamente dita, levando a seu pleno sentido as duas incorporações anteriores: “O Verbo se concentra e assume um corpo” (Máximo, o Confessor), nascendo de Mulher. Ou, na expressão máxima de São João, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1,14)

Voltando ao passado dos patriarcas – e mais ainda, das civilizações primitivas -, muito antes da Lei e dos profetas, o homem tinha ao seu dispor este Evangelho sem letras gravado nas constelações e nos oceanos, no ciclo das estações e em cada grão de trigo. Ali se via uma ordem reveladora, ali pulsava uma vida sempre regenerada, denunciando uma Fonte oculta, mas real.

Foi contemplando um simples cristal de neve que brotou, no íntimo de Jacques Loew, jovem ateu e futuro missionário, a consciência de um Deus Criador. Ele escreve: “Meu olhar pousado na perfeita beleza de um floco de neve efêmero abalou minha vida. Este cristal era um mensageiro, o murmúrio de um além a que eu não sabia como designar, do qual não podia mais duvidar. Não chegara como uma prova, repleta de demonstrações: era uma presença, a minúscula prova material que basta por si só, um reflexo do invisível”. (“Meu Deus em Quem Confio”, p. 35, Ed. Paulinas, 1986)

 

Orai sem cessar: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo!” (Mt 2,2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.