Liturgia de 16 de setembro de 2021

QUINTA FEIRA – SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO – PAPA E BISPO MARTIRES

(branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

 

Oração do dia 

- Ó Deus, que em são Cornélio e são Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1 Tm 4, 12-16

- Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo - Caríssimo: 12Ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. 13Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério. 15Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. 16Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam. 

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 111, 7-8.9-10 (R: 2a)

- Grandiosas são as obras do Senhor!

R: Grandiosas são as obras do Senhor!

 

- Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.
R: Grandiosas são as obras do Senhor!


- Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito.
R: Grandiosas são as obras do Senhor!


- Temer a Deus é o princípio do saber, e é sábio todo aquele que o pratica. Permaneça eternamente o seu louvor.

R: Grandiosas são as obras do Senhor!

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 7,36-50


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa.
Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!"

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada
São imutáveis nos séculos... (Sl 111 [110])

O tempo passa. Os homens passam. Tudo passa. Só Deus não passa...

Compreende-se a humana dificuldade quando se fala em eternidade. Mergulhado na história até a raiz dos cabelos, o homem precisa da Luz divina para intuir que sua vida se projeta além do limiar da morte, simples soleira para a casa do Pai.

Uma visão fisicista de nós mesmos acabaria por reduzir-nos a um aglomerado de carbono e fosfato de cálcio. Um desses materialistas definiu o homem como “tubo digestivo pensante”. Outro quis reduzi-lo a um “macaco evoluído”. Mas não é fácil defender estas teses.

Por exemplo: o homem enterra seus mortos. Ali onde o arqueólogo encontra um túmulo, ali viveram humanos. Eu disse humanos; não, humanoides. Nenhum outro animal enterra seus mortos. Por que será? O que motiva esse respeito (e até veneração!) pelos restos mortais de semelhante? O que levava os antigos egípcios a armazenar alimentos ao lado da urna mortuária?

Essa percepção – mesmo difusa, em algumas culturas – de que algo de “espiritual” pulsava no íntimo do homem e não se extinguiria com a morte, é o indício de que o eterno espera por nós.

Deus é anterior ao tempo. Deus subsiste ao tempo, quando for enrolado o tapete da História. E se Deus é eterno, também são imutáveis os seus preceitos e decretos. A Tradição judeu-cristã acolheu essas verdades sobre Deus e sobre o homem como um precioso depósito a ser ciosamente conservado, geração após geração.

O mundo pagão – incapaz do eterno em sua insaciável roda de um tempo sempre recomeçado – está sempre pronto a jogar no lixo qualquer princípio moral, em nome da prática ou do lucro. São esses pagãos que investem contra a Igreja cristã quando esta defende a vida do embrião, o valor da família e a indissolubilidade do matrimônio. Cegos para o eterno veem como ultrapassado aquilo que parece frear seus vícios e pulsões.

Enquanto isso, Jesus Cristo, o Filho que o Pai nos enviou, garante com todas as letras: “Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão!” (Mt 24,35) Na mesma linha, o salmista cantava: “Tua justiça é justiça eterna, e verdade é a tua Lei”. (Sl 119,142)

Escravo da moda e dos modismos, caniço agitado pelo vento (Lc 7,24), o homem carnal não conhece a estabilidade e a solidez de quem se apoia na Palavra eterna e definitiva. Enquanto isso, nosso Deus, anterior a toda gênese e posterior a todo apocalipse, contém em si mesmo o universo inteiro.

 

Orai sem cessar: “Com amor eterno eu te amei!” (Jr 31,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.