Liturgia de 14 de julho de 2021

QUARTA FEIRA DA XV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

 

Oração do dia

- Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retornarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Ex 3, 1-6.9-12

- Leitura do livro do Êxodo: Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro 
e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3'Vou aproximar-se desta visão extraordinária, para ver porque a sarça não se consome'. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: 'Moisés! Moisés!' Ele respondeu: 'Aqui estou'. 5E Deus disse: 'Não te aproximes! 
Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa'. 6E acrescentou: 'Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 9E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel'. 11E Moisés disse a Deus: 'Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?' 12Deus lhe disse: 'Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha'. 

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 103, 1-2.3-4.6-7. (R: 8a)

- O Senhor é indulgente, é favorável. 

R: O Senhor é indulgente, é favorável. 

 

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! 
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor é indulgente, é favorável. 

 

- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; 
da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

R: O Senhor é indulgente, é favorável. 

 

- O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; 
revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

R: O Senhor é indulgente, é favorável. 

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 - Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste o mistério do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!  (Mt 11,25).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 11, 25-27


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 25Jesus pôs-se a dizer: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

  

Liturgia comentada

Escondeste estas coisas aos sábios... (Mt 11,25-27)

 

Existe uma ciência que vem de Deus. São Paulo a identifica como um dom do Espírito Santo (cf. 1Cor 12,8). O cristão beneficiado com este dom sabe que não é dono dele e, por isso mesmo, une a humildade à gratidão.

Existe também uma ciência puramente “humana”, construída com razões e conceitos, filosofias e diplomas, polêmicas e logomaquias. Paulo apóstolo diz que esta ciência “incha” (1Cor 8,1).

Todos sabem que a primeira ciência faz os santos. A segunda faz proliferar os hereges. A ciência divina gera a unidade. A ciência humana semeia a divisão e a discórdia, forma partidos e escolas, troca a verdade pelo palpite.

Comentando este Evangelho, Hans Urs von Balthasar diz: “Tudo vem do Pai. Jesus, o revelador, agradece ao Pai por aquilo que ele mesmo possa ser. E já está previsto no plano do Pai que Jesus não irá atingir ‘os sábios e os sabidos’ com sua revelação. É que estes pensam que sabem tudo, e sabem melhor que os outros, mas atingirá os ‘pequeninos’, isto é, aqueles que não se abriram à teologia dos ‘doutores da lei’, assim como os ‘pobres em espírito’, como os ‘doentes’ que interrogam o médico com o olhar, como as ‘ovelhas esgotadas’ que não têm pastor”.

Uma rápida varredura na História da Igreja nos mostrará que todo erro e desvio da doutrina recebe de início uma advertência da hierarquia. Somente a obstinação no erro dará espaço à condenação e ao anátema. Os humildes se inclinam ao magistério eclesial e permanecem no redil. O “inchado” prefere a excomunhão.

A pobreza de espírito é, no fundo, uma permanente abertura à verdade. Uma vacina contra o erro. Prossegue von Balthasar: “Estes pobres possuem um espírito aberto e não entupido de mil teorias; mesmo que eles sejam desprezados pelos sabidos, Deus os reservou como destinatários de sua revelação”. O teólogo suíço ainda chama nossa atenção para um fato: em sua humanidade e rebaixamento, o Filho – tanto como mediador do Pai como em razão de seus próprios sentimentos, - só pode ser compreendido pelos “pequeninos” aos quais ele se dirige.

Um retiro espiritual seguido de uma confissão geral pode formar um bom cristão. Um curso de teologia para leigos pode gerar um bando de pavões. São Paulo adverte aqueles que “se baseiam em pretensas visões, deixando-se ingenuamente inchar-se de orgulho por sua mente carnal” (Cl 2,18b).

 

Orai sem cessar: “O Senhor ampara os humildes.” (Sl 147,6)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.