LITURGIA DE 20 DE JUNHO DE 2021

DOMINGO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - IV semana do saltério)

Antífona da entrada

- O Senhor é à força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos, (Sl 27,8)

Oração do dia

- Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Jó 38, 1.8-11


- Leitura do livro de Jó - 1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 8Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas;
10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: 'Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?`

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl107, 23-24.25-26.28-29.30-31 (R 1b)

- Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

R: Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

 

- Os que sulcam o alto-mar com seus navios, para ir comerciar nas grandes águas, testemunharam os prodígios do Senhor e as suas maravilhas no alto-mar.
R: Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Ele ordenou, e levantou-se o furacão, arremessando grandes ondas para o alto;
aos céus subiam e desciam aos abismos, seus corações desfaleciam de pavor.
R: Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Transformou a tempestade em bonança, e as ondas do oceano se calaram.
R: Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Alegraram-se ao ver o mar tranquilo, e ao porto desejado os conduziu.
Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens!

R: Dai graça ao Senhor porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

2ª Leitura: 2 Cor 5, 14-17

- Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios - Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Um grande poeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo meu Deus visitou (Lc 7,16).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 4, 35-41


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

- 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: 'Vamos para a outra margem!' 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo,
assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás,
dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!' O ventou cessou e houve uma grande calmaria.
40Então Jesus perguntou aos discípulos: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?' 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros:
'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

 

Liturgia comentada

A barca se enchia de água... (Mc 4,35-41

Quando meus avós maternos moravam em Angra dos Reis, RJ, fizeram um passeio de canoa até a Ilha Grande. Minha mãe contava que o casco do barco tinha gretas e minha avô Xandoca ia retirando a água com uma canequinha. Imagino a tensão...

No Evangelho de hoje, a situação era bem mais séria. A tempestade inesperada assustava mesmo os experientes pescadores do lago. E a presença de Jesus deveria ter bastado para serená-los, se eles o conhecessem de verdade.

Frei Raniero Cantalamessa diz que essa mensagem de confiança continua válida para nossos dias e deve ser a razão de nossa esperança. “A Igreja é sacudida pelo vento da contradição e da provação; as ondas do mar se atiram, por cima das bordas, para dentro da barca (há discussões e contendas também dentro da Igreja), dando a alguns um calafrio de naufrágio iminente. Mas o Mestre diz também a nós: ‘Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?’ Ele está dentro da mesma barca, conduz a barca da Igreja e é levado por ela. E Ele não pode perecer”.

Sem a fé, com base apenas na experiência dos sentidos e na avaliação racional, duvida-se do futuro da Igreja. Frei Cantalamessa – agora cardeal - acha graça: “Quando ouço homens, assim chamados, de cultura, dar como fato consumado o fim próximo da Igreja e a liquidação da fé, muitas vezes me dá vontade de sorrir: há milênios que a mesma profecia vem se repetindo e sendo sistematicamente atualizada. O mérito não é nosso - dos homens que formamos a Igreja -; nós teríamos naufragado o barquinho mil vezes, desajeitados como somos. Mas é exatamente esse um sinal de que há mais outro alguém no timão”.

Frei Cantalamessa não é o único que tem impulsos de riso. Jean Valette chama nossa atenção para o fato de que Jesus dormia sobre um travesseiro, num sono “relativamente confortável”. Este lado irônico contribui para mostrar o abismo entre a força dos inimigos da Igreja e o supremo poder de Cristo Senhor.

“A fé de que Jesus nos fala – comenta Valette – e cuja ausência nos discípulos chega a espantar, é a fé em Deus Pai. É ela que habita em Jesus mesmo em seu sono. É no poder do Pai que Jesus acreditou ao pronunciar a palavra para o mar. Ele não somente dispôs desse poder, mas Ele acreditou nele.”

É tempo de pandemia? É tempo de tempestade? Onde vamos procurar apoio e sustento? Certamente, não em nossa organização hierárquica... não em nossos projetos pastorais... não em nossos contatos políticos... não em nossas elucubrações teológicas. A velhinha que debulha as contas de seu rosário sabe muito bem onde se encontra o seu apoio.

 

Ainda temos a canequinha da vovó Xandoca?

Orai sem cessar: “Acordo, porque o Senhor me sustenta!” (Sl 3,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.