Liturgia de 04 de junho de 2021

SEXTA – IX SEMANA COMUM

(verde - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

- Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24, 16-18).

 

Oração do dia

- Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Tb 11,5-17

- Leitura do livro de Tobias - Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: 'Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou'. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: 'Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz'. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: 'Voltei à ver-te, meu filho, agora posso morrer!' E chorou. 10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: 'Confiança, pai!' Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: 'Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!' 14E acrescentou: 'Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!' A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido o dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: 'Bem vinda sejas, minha filha! E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!' E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 146,2ab.6c-7.8-9.9bc-10 (R: 1)

 

- Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

- O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

- O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

- Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos Mc: 12,35-37.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?' E uma grande multidão o escutava com prazer.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

 

Liturgia comentada

Senta-te à minha direita... (Mc 12,35-37)

Ao proclamar o Símbolo dos Apóstolos, conhecido como “credo”, o católico afirma que Jesus ressuscitado está sentado à direita do Pai. No Evangelho de hoje, Jesus de Nazaré cita um salmo de Davi (Sl 110), onde o rei poeta cantava: “Disse o Senhor (isto é, o Pai) ao meu Senhor (ou seja, o Filho): ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo de teus pés”.

Jesus lembra esta passagem para deixar claro que ele não é “apenas” o filho de Davi, um ser humano, descendente real, mas é Senhor, o que aponta para sua “divindade”. Na época, os judeus estavam à espera de um Messias da linhagem real de Davi, mas não esperavam por mais que um simples homem, um líder social que expulsasse os invasores da terra e reconduzisse a nação ao esplendor dos tempos do rei Salomão. Nem imaginavam que o Pai lhes enviasse como seu “Ungido” o próprio Filho.

São Beda, o Venerável, ensina: “A pergunta de Jesus nos foi útil até os dias de hoje contra os judeus, pois também aqueles que confessam que o Cristo há de vir, dizem que será um homem santo da estirpe de Davi. Perguntemos-lhe, pois, uma vez instruídos pelo Senhor: se Ele é um simples homem e apenas filho de Davi, de que maneira Davi o chama de seu Senhor, no Espírito Santo? Mas não são repreendidos pôr o chamarem de filho de Davi, e sim porque não creem ser Ele o Filho de Deus”.

No Catecismo da Igreja Católica nós encontramos este comentário: “A partir de agora, Cristo está sentado à direita do Pai. Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada”. CIC, 663)

Nos textos bíblicos, a direita [destra] é lugar de honra e de salvação, enquanto a esquerda [sinistra] é lugar de perdição. Em uma parábola (Mt 25,32ss), Jesus situa as ovelhas (os salvos) à direita, e os cabritos (os condenados) à esquerda.

Prossegue o Catecismo: “O sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: ‘A ele foram outorgados o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído’ (Dn 7,14). A partir deste momento, os apóstolos se tornaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”. (CIC 664)

 

Orai sem cessar: “E toda língua confesse: ‘Jesus Cristo é o Senhor’, para a glória de Deus Pai”. (Fl 2,11)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.