Liturgia de 18 de maio de 2021

TERÇA FEIRA –VII SEMANA DA PÁSCOA
(branco, pref. da Ascensão ou dos pastores - ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Eu sou o primeiro e o último, aquele que vive. Estive morto e eis que estou vivo para sempre, aleluia! (Ap 1,17)

Oração do dia

- Ó Deus, de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 20, 17-27

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 68, 10-11.20-21 (R: 33a)

- Reinos da terra, cantai ao Senhor.
R: Reinos da terra, cantai ao Senhor.

- Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.
R: Reinos da terra, cantai ao Senhor.

- Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
R: Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 17,1-11

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Eles estão no mundo... (Jo 17,1-11a)

Eis uma das páginas mais comoventes de todo o Evangelho: a chamada “oração sacerdotal” de Jesus. Aproxima-se o momento de sua “glorificação”, quando Jesus será erguido bem alto, na cruz, e atrairá a si todos os homens.

E Jesus fala ao Pai sobre “os seus”, isto é, aqueles discípulos que o próprio Pai lhe confiara e que “guardaram a palavra” de Deus. Jesus pede por eles, não pelo mundo. Aqui, a palavra “mundo” designa exatamente o espaço humano (social, político, econômico) que permaneceu sempre fechado ao anúncio da Boa Nova, aquele “território” onde não se obedece à Vontade do Pai.

No entanto, diz Jesus ao Pai, eles (os discípulos) estão no mundo. E este é o grande desafio que permanece atual para todo fiel: estar no mundo sem ser do mundo! E chega a ser trágico que o Filho de Deus tenha sido entregue porque o Pai amava o mundo (cf. Jo 3, 16), e o mesmo mundo o tenha rejeitado sem chegar a conhecê-lo (cf. Jo 1, 10).

Ora, a missão de testemunhar Jesus, da qual nenhum cristão pode se demitir, está situada bem no meio do mundo, não no espaço dos anjos! É uma grande infantilidade esperar por aplausos de um mundo fechado ao amor de Deus, dominado por ídolos ferozes, e pronto a destilar seu ódio mortal contra a Igreja. Aí mesmo, no mundo, onde estão os lares e as empresas, as escolas e os meios de comunicação – aí é nosso campo de evangelização!

Por isso mesmo, a conversão dos corações e a mudança das estruturas têm um preço: o sacrifício do discípulo, a exemplo do Mestre. Custa trabalho e suor, sangue e perseguições, incompreensões e calúnias. Quem achar que o preço é excessivo, logo passará para o outro lado...

Enquanto isso, do “lado de cá”, Madre Teresa de Calcutá cuida dos miseráveis, Maximiliano Kolbe dá a vida em troca de outro prisioneiro, Gianna Beretta Molla recusa o aborto que lhe permitiria ser operada do câncer, Albert Schweitzer dedica sua medicina aos doentes do Congo Belga, Dom Bosco adota os órfãos da pobreza, Pe. Pio distribui a misericórdia de Deus no confessionário. Com esforço e dedicação, permitem que Deus amplie seu território nos corações humanos, exatamente o espaço onde o Reino deve crescer...

E nós? Que estamos fazendo para estender o Reino de Deus neste mundo? De que lado estamos? De cá? Ou de lá?

 

Orai sem cessar: “Bendito seja o Senhor, que adestra minhas mãos para o combate!” (Sl 144,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.