Liturgia de 09 de maio de 2021

DOMINGO DA VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco, glória, creio - II semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Is 48,20)

Oração do dia

- Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 10, 25-26.34-35.44-48

- Leitura dos Atos dos apóstolos -25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. 34Então Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. 44Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 98, 1-2.3abcd.4 (R: 2b)

- O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.
R: O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
R: O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.

- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
R: O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.

- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
R: O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.

2ª Leitura: 1 Jo 4,7-10

- Leitura da primeira carta de são João - Caríssimos: 7Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Quem me ama realmente guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 15, 9-17

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Eu vos chamo amigos... (Jo 15,9-17)

Nas religiões primitivas, os cultos ligados à religião eram inseparáveis do sentimento de medo. As divindades pagãs, o espírito dos antepassados, os seres angélicos – tudo inspirava apreensão e terror. Eram entidades perigosas que deviam ser mantidas à distância ou “pacificadas” através de sacrifícios, inclusive humanos, onde se derramava sangue para saciar a sede delas.

Bem diferente é a mensagem do Evangelho. Em clima de Nova Aliança – quanto todos os antigos sacrifícios são declarados inúteis e caducos -, Jesus Cristo revela a face de um Deus que é Pai, que cuida dos filhos, que jamais daria pedras em lugar de pães...

Mesmo assim, é possível que muitos fiéis se tenham acostumado à posição de meros “servidores” de Deus, o que pode descambar em uma espécie de escravidão moral que elimina a liberdade e troca o amor pelo dever. Nesta situação, Deus pode ser “senhor”, mas não chega a ser “pai”.

Neste Evangelho, Jesus diz claramente: “Já não vos chamo servos... mas amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. A relação com Deus não se esgota em algum tipo de serviço, mas culmina em uma relação filial, na qual somente o amor pode justificar tudo.

Frei Raniero Cantalamessa fala sobre o “paradoxo cristão” que resulta desta verdade: “Para amar, é preciso ser amado. João – o discípulo a quem Jesus amava – compreendeu por experiência própria que só quem é amado é capaz de amar, e então escreveu em sua epístola: ‘Mas amamos porque Deus nos amou primeiro’ (1Jo 4,19). ‘Primeiro’, bem entendido, não uma só vez, no início, mas continuamente, porque Deus é sempre, a cada instante, Aquele que ama primeiro e que se antecipa à criatura”.

Não admira que uma criança abandonada, mal-amada, ferida em sua infância, se torne fechada, insegura e desconfiada, tanto em relação aos outros como em relação a Deus. Lembro-me de um sacerdote salesiano que trabalhava com menores de rua, e dizia: “Se eu começar a catequese dizendo que Deus é Pai, eles não voltam nunca mais...”

Pois aí está a nossa missão de anunciadores da Boa Nova do Evangelho: Deus é bom. Deus é Pai. Deus é amor. Deus não é aquela figura séria “que não gosta de menino que faz coisa feia” ... Usaram a imagem de Deus para semear o medo. E assim os corações se fecham ao amor...

 

Orai sem cessar: “O Senhor é bom, eterno é seu amor.” (Sl 100,5)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.