Liturgia de 18 de abril de 2021

DOMINGO DA III SEMANA DA PÁSCOA
(branco, glória, creio - III semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65,1)

Oração do dia

- Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte para sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 3, 13-15.17-19


- Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias,Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes perante Pilatos, quando este resolvera soltá-lo. 14Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida. 15Matastes o Príncipe da vida, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos: disso nós somos testemunhas. 17Agora, irmãos, sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos chefes. 18Deus, porém, assim cumpriu o que já antes anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo devia padecer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 4, 2.4.7.9 (R: 7a)

- Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


- Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração!

R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


- Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


- Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!


- Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

2ª Leitura: 1Jo 2, 1-5


- Leitura da primeira carta de são João: 1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes (Lc 24,32).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 24, 35-48


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Vós sois as testemunhas destas coisas! (Lc 24,35-48)

Testemunhar é trazer a verdade à luz do sol. É apresentar os fatos diante de todos os olhares. Mas a testemunha só é válida se ela VIU...

E eles viram. Viram o Mestre que passou pela margem do lago e os chamou. Viram a água de Caná transmudada em vinho. Viram a fúria do mar dominada por uma palavra. Viram os pães multiplicados para cinco mil homens. Viram a legião de demônios expulsos para os porcos. Mas acima de tudo eles viram o sepulcro vazio, viram o Mestre de novo à mesa, com as marcas dos cravos em seu corpo e, agora, veem Jesus erguer-se nos ares (cf. Lc 24,51) de volta ao Pai.

Foi logo antes desta “ascensão” que eles ouviram o mandato irrecusável: “Vós sois as testemunhas de todas estas coisas!” Depois disto, Pedro pode dizer aos juízes do sinédrio judaico: “Importa obedecer antes a Deus que aos homens!” Depois disto, Estêvão pode sofrer a lapidação, ao ver o céu aberto e dizer que Jesus está de pé, à direita de Deus, ou seja, proclamando a divindade daquele que havia sido crucificado.

É claro que tais testemunhos não atos de heroísmo isolados de alguns fanáticos, mas revelam uma co-operação entre os seguidores de Cristo e o Espírito que os animava: “Destes fatos nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem” (At 5,32). Aliás, foi exatamente o que Jesus lhes prometera: “O Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo” (Jo 15,26-27).

Não como se contrapor a uma testemunha OCULAR. Eu vi. Nós vimos. Estávamos ali: quando o surdo ouviu, quando o paralítico andou, quando o cego passou a ver. Somos testemunhas.

Frei Raniero Cantalamessa nos recorda que tal testemunho merece ser chamado de “ofício”, na medida em que está ligado ao ministério apostólico, e por isso ele continua vivo na Igreja. “O Concílio Vaticano II deu-lhe grande relevo, falando dos bispos e sacerdotes como testemunhas de Cristo e do Evangelho (LG 21.25). Toda a hierarquia da Igreja – inclusive Papa e concílios – pode ser vista sob esta luz; como aquele grupo que preside o testemunho sobre Jesus Cristo e vigia sobre a autenticidade desse mesmo testemunho (a ortodoxia). A ela – a hierarquia – devemos manter voltados nossos olhares e por ela deixar-nos guiar.”

Tendo recebido o sacramento da Confirmação, temos em nós o “caráter” impresso pelo Espírito Santo para dar nosso testemunho. Claro, isto nos será cobrado...

 

Orai sem cessar: “Eu cri, por isso falei!” (Sl 116,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.