Liturgia de 23 de janeiro de 2021

SABADO DA II SEMANA COMUM.

(verde, ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo!  (Sl 65, 4).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 9,2-3.11-14

 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 47,2-3.6-7.8-9 (R: 6)

- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus (At 16,14).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 3, 20-21

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Está fora de si! (Mc 3, 20-21)

A frase é dos “parentes” de Jesus. Os seus. E a tradução está adocicada, em forma de eufemismo. No texto da Vulgata, São Jerônimo traduziu: “in furorem versus est”. Na minha infância, se dizia “está doido furioso”.

Talvez devamos desculpar os familiares de Jesus de Nazaré. Afinal, depois de trinta anos de vida apagada, dedicado ao simples mister de carpinteiro, nas pegadas de José, Jesus deixa sua aldeia, cerca-se de seguidores e começa a se comportar como um misto de rabi e de profeta. Ou, quem sabe, aos olhos de muitos, como um agitador das massas... Era mesmo para pensar em desequilíbrio mental... Em sua inquietação, chegarão a pressionar a própria mãe de Jesus (cf. Mc 3, 31-32) para ir trazê-lo de volta a Nazaré.

Bem, no fundo, eles tinham razão. Jesus estava mesmo “fora de si”. É sua marca registrada: estar fora de si, nunca girar em torno de si mesmo, mas ser uma pessoa centrífuga, sempre voltada para o outro, a ponto de não ter tempo de comer um pedaço de pão, afirma este Evangelho.

E não foi assim a vida dos santos? Quando foi que Madre Teresa de Calcutá teve tempo para ficar “dentro de si”? As andanças de João Paulo II, o globetrotter da fé no Séc. XX, o mantinham sempre “extro-vertido”, arrebatado para fora de si. Um homem assim abre mão do teatro, da literatura, da filosofia, do alpinismo e de todos os gostos pessoais para se dedicar tempo integral a uma missão avassaladora. E é exatamente a missão que irá revelar a verdadeira face do missionário: o santo.

Uma jovem bonita renunciar ao matrimônio, família e filhos, para se dedicar a crianças remelentas da África pobre? Loucura! Um jovem rico abrir mão da herança paterna para cuidar da saúde dos nativos do Congo? Loucura! Um casal de médicos recém-formados transferir-se para Rondônia e, ali, fazer de sua casa uma espécie de hospital permanente para pobres sem assistência médica? Loucura!

Benditos loucos! Só Deus sabe quanto bem espalharam à sua volta! Quantas vidas foram salvas! Quanta esperança foi semeada em um mundo de desesperos...

Ser cristão é imitar Jesus Cristo. Será preciso optar entre uma vida centrípeta – centrada nos próprios interesses, vantagens e comodidades – e uma vida “fora de si”. Neste último caso – e só assim - estaremos imitando Jesus.

 

Orai sem cessar: “A loucura de Deus é mais sábia que os homens...” (1Cor 1, 25)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.