Liturgia de 05 de dezembro de 2020

SABADO DA I SEMANA DO ADVENTO ANO B
(roxo, pref. do Advento I - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Vinde, Senhor que estais acima dos querubins; mostrai-nos a vossa face e seremos salvos (Sl 79,4.2)

Oração do dia

 

- Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso unigênito para libertar da antiga escravidão o gênero humano, concedei aos que esperam vossa misericórdia chegar a verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 30, 19-21.23-26


- Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 147A, 1-2.3-4.5-6. (R: Is 30,18)

- Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
R: Felizes são aqueles que esperam no Senhor!


- Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dis­persos de Israel juntou de novo;

R: Felizes são aqueles que esperam no Senhor!


- Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.

R: Felizes são aqueles que esperam no Senhor!


- É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios.

R: Felizes são aqueles que esperam no Senhor!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - É o Senhor o nosso juiz e nosso rei. O Senhor legislador nos salvará

(Is 33,22)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9, 35-10, 1.6-8


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

 - Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

No dia de curar suas feridas... (Is 30,19-21.23-26)

Nós somos uma raça ferida. Desde o Gênesis, quando um arroubo de autossuficiência e soberba levou os primeiros pais à pretensão de “serem como deuses” (cf. Gn 3,5), uma ferida mortal se instalou profundamente no coração do homem. Foi exatamente para curar esta ferida que o Filho de Deus encarnado, nascido de Mulher, aceitou todas as feridas do Calvário. Nosso Deus é um Deus que cura...

O batismo cristão é o primeiro passo para a “terapia” de Deus, ao nos mergulhar no Jordão de sua Vida divina. Tal processo de cura não é automático, mas depende em boa parte da aceitação do próprio paciente, que carrega vida a fora as sequelas dolorosas da primeira vulneração. São as ásperas sequelas do egoísmo, do ódio, do orgulho, do desespero, da avidez sem limites, do hedonismo insaciável.

Piedoso, pacífico, todo misericórdia – em uma palavra: PAI! -, Deus nos dá de presente (o máximo dom!) seu próprio Filho, Jesus Cristo, como nosso médico pessoal. E não o faz de fora para dentro, como os médicos que conhecemos: o Filho entra em nossa carne, tecido célula por célula no ventre sagrado da Virgem Mãe.

Desde então, Ele é um dos nossos: mesma carne, mesmo sangue, mesmas emoções, mesmos sentimentos. Deus e homem verdadeiro. Aquela criança que veremos no Natal, sobre a palha do trigo, estendida no cocho onde os animais lambem o sal, humildemente envolta em faixas, aquela criança é nossa e é de Deus. Ela nos faz entrar na família do Pai, que nos adota para sempre.

Assim, para ser completo, nosso Natal deve ser um verdadeiro tempo de cura. O primeiro passo dessa terapia consiste em acolher amorosamente o dom que o Pai nos faz de seu Filho. Acalentando intimamente o pensamento de que somos filhos, seremos curados do sentimento de solidão, da impressão de abandono, da ilusão de lutar apenas com nossas próprias forças.

O segundo passo desse processo terapêutico significa acolher com idêntico amor os irmãos que – também eles – necessitam de cura e de cuidados. Ao longo da história, muitos já descobriram que só serão curados quando participarem da cura de outros. Perceberam também que nossa filiação divina é a única justificativa para a fraternidade humana. Sem a consciência desta filiação, somos lobos contra lobos.

Afinal, ninguém será curado enquanto não se sentir amado...

 

Orai sem cessar: “Cura-me, Senhor, pequei contra ti!” (Sl 41,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.