Liturgia de 05 de outubro de 2020

SEGUNDA FEIRA DA XXVII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir a vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est, 13.9).

Oração do dia

- Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Gl 1,6-12

- Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas. Irmãos, 6admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. 7Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo. 8Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. 9Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. 10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 11Irmãos, asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é conforme critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 111,1-2.7-8.9-10 (R: 5b)

- O Senhor se lembra sempre da Aliança.
R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

- Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

- Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.
R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

- Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.
R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Eu vos dou um novo preceito: que uns aos outros vos amei como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10, 25-37

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Eles arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
Amarás! (Lc 10,25-37)

Imagino o filho que se aproxima do velho pai e lhe pergunta: “Pai, que devo fazer para receber a tua herança?” Imagino também a resposta do Pai: “Puxa vida, meu filho! Eu ainda estou vivo e você já está de olho em minha herança? Por que você não deixa de lado a ideia da herança e aproveita meu restinho de vida para me amar?”

Algo semelhante acontece neste Evangelho. O doutor da lei faz a Jesus uma pergunta que tem como centro a “ação”: - “O que hei de fazer para receber como herança a vida eterna?” Como pano de fundo, o velho conceito de que o “céu” se recebe como retribuição, uma espécie de pagamento, pelo bem que fizemos neste mundo. Somos honestos, não matamos nem roubamos, damos aqui e ali uma esmolinha e, ao final da vida, verificamos o saldo a nosso favor. A seguir, preparamos a fatura, a duplicata, o borderô e... cobramos a Deus o céu que merecemos. Pura contabilidade! E ai de Deus se não pagar a sua dívida!

Quanta ilusão! Assim, diante da pergunta do doutor da lei, preocupado em ter a lista de boas ações que lhe permitiriam investir na eterna recompensa, Jesus responde com um imperativo direto: “Amarás!” Sim: “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente, e ao teu próximo como a ti mesmo!”

Que susto leva o doutorzinho! Não é uma questão de “fazer”, mas de “amar”. E um amor pleno, cabal, totalizante, que envolve a pessoa por inteiro: coração, alma, forças e mente! A pessoa arrastada para fora de si mesma, impelida pelo amor na direção do outro, onde Deus se encarna.

Se analisamos com atenção a vida dos santos, podemos ficar chocados por tudo aquilo que ali encontramos de “comum”. Fraquezas, indecisões, idas-e-vindas no caminho espiritual, explosões temperamentais, tempos de frieza e depressão. Mas há uma constante em todos eles: a decisão de amar. Uma caminhada “ex-cêntrica”, centrífuga, saindo de si, abandonando suas preferências, esquecendo suas comodidades e vantagens, para trocar tudo pela moedinha do amor.

Por trás de nossas boas ações, pode haver vaidade, busca de aplauso, interesses pessoais. Mas, quando morremos para nós mesmos e nos deixamos moer e transformar em hóstias vivas, aí começamos a semear o amor...

Orai sem cessar: “No coração da Igreja, serei o Amor!” (S. Teresinha)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Com. Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.