Liturgia de 26 de setembro de 2020

SABADO – XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Antífona da entrada

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Oração do dia

- Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ecl 11,9-12,8

- Leitura do livro do Eclesiastes: 11,9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos: fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; — 2antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; — 6antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, — 7antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 90,3-6.12-14.17 (R: 1)

- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

- Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

- Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

- Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

- Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
R: Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9,43b-45

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
Não compreendiam estas palavras... (Lc 9,43b-45)

Pela segunda vez, Jesus anuncia aos discípulos o desfecho de sua missão na terra: a morte violenta. E aqueles mesmos seguidores que o identificavam como Messias (cf. Mt 16,16) e se dizem dispostos a morrer por ele (cf. Jo 13,37) têm a mente completamente fechada a essa possibilidade. Um Messias derrotado não cabe nas expectativas deles.

Para Helmut Gollwitzer, “a insistência com que Jesus lhes faz esta advertência acentua a incompreensão de seus discípulos. O evangelista parece querer lembrar aos leitores a extrema dificuldade deles em se representar um Messias sofredor. Os evangelistas mencionam que os discípulos não possuem nenhuma categoria de pensamento preparada para captar esses anúncios, nenhum sistema teológico relativo à cruz e à ressurreição, a reconciliação e a morte expiatória”.

A cruz de Jesus foi uma surpresa na vida de seus seguidores. Também em nosso itinerário pessoal, a cruz sempre terá o aspecto de surpresa, com seu caráter de inesperado, capaz de gerar interrogações como estas: “Por que eu? Por que meu filho?” Mas sempre com o caráter de uma proposta, aliás, essencial no seguimento do Mestre.

Mesmo previamente anunciados – e por três vezes, registram os evangelhos! -, os sofrimentos de Jesus permanecem incompreensíveis. “Ainda que prevenidos, os discípulos são abalados pela realidade da cruz, como somente o julgamento de Deus abala os homens. Desmorona no Gólgota toda especulação humana, toda tentativa de explicação. É que a cruz se opõe à razão. Ela confunde todas as soluções às quais o homem poderia chegar por si mesmos e mergulha todo pensamento em total escuridão.” (H. Gollwitzer)

Não admira que essa mesma cruz fosse vista como escândalo pelos judeus, e como loucura pelos gregos (cf. 1Cor 1,23). Este cegueira diante dos desígnios de Deus deixa entender a que ponto os próprios discípulos tiveram dificuldade em crer na ressurreição de Jesus, a tal ponto foram surpreendidos por ela.

Não deixa de ser curioso que os discípulos ouvissem o anúncio da Paixão, não o entendessem, mas também não pedissem esclarecimentos (cf. Lc 9,45c), como se temessem entendê-lo.

Poderíamos afirmar que os seguidores atuais de Jesus já compreendem?

Orai sem cessar: “Senhor, na tua luz veremos a luz!” (Sl 36,10)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.