Liturgia de 11 de setembro de 2020

SEXTA FEIRA – XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde, ofício do dia)

Antífona da entrada

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

Oração do dia

- Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1Cor 9,16-19.22b-27

- Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 16pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, e sem usar os direitos que o evangelho me dá.
19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22bCom todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 24Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 25Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível! 26Por isso, eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 27Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a Boa Nova aos outros, eu mesmo seja reprovado.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 84,3-6.12 (R: 2)

- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

- Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!
R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

- Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!
R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

- Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, e se decidem a partir quais peregrinos!
R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

- O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, e largamente distribui a graça e a glória. O Senhor nunca recusa bem algum àqueles que caminham na justiça.
R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,7).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,39-42

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então enxergarás direito para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
A trave no teu olho... (Lc 6,39-42)

Muita gente anda à procura de orientadores que possam iluminar o caminho e auxiliar nas decisões. Hoje, existe o “coach”, definido como uma espécie de treinador que assessora o cliente, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.

Na vida espiritual, sempre existiram homens e mulheres que atraíram discípulos que neles viam pessoas capazes de orientá-los para Deus. Óbvio, quem fez a experiência de Deus – quase sempre pela via do sofrimento e da cruz – estará em condições de encaminhar os seus discípulos.

O problema está em buscar apoio e iluminação em pessoas que continuam nas trevas. Aqui e ali – ainda mais agora, quando a informação e a comunicação não deixam nada oculto – manifestam-se graves desvios em “guias de cegos”, ou seja, pessoas que se arvoraram a orientar os outros quando elas mesmas estavam desorientadas.

Comentando este Evangelho, Helmut Gollwitzer observa que Jesus está mostrando aos discípulos que, antes de mudar os outros, eles devem se dedicar à mudança de si mesmos. “Esta ordem é irreversível (v. 42). É claro que Jesus tem em vista o perigo para os discípulos em sua missão de pregadores: eles correm o risco de serem desqualificados depois de terem servido de arautos para os outros (cf. 1Cor9,27). É por isso que ele os impede de se erigirem como juízes, imprimindo no espírito deles a exata condição de toda pregação”.

De fato, o handicap negativo do pregador está nele mesmo: como pregar aos outros um Evangelho que ele mesmo não está vivendo? Como propor um programa de vida que ele mesmo não está seguindo? Todos conhecem o caso do pneumologista que fuma... E a situação da nutricionista obesa... Vale, então, a máxima dos antigos: “Médico, cura-te a ti mesmo!”

Para deixar bem claro o absurdo da situação, Jesus se vale de duas imagens em contraste: o cisco e a trave. Se eu tenho os olhos prejudicados por um grande obstáculo – a trave de madeira -, como pretendo extrair o pequeno – o cisco – da vista de meu irmão?

Não se trata de fazer ilusões sobre a cegueira dos outros, nem de ficar indiferente a ela. Trata-se de mudar primeiro a minha própria visão e – só depois – tentar mudar a visão dos outros.

Orai sem cessar: “Senhor, que eu veja!” (Mc 10,51b)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.