Liturgia de 08 de junho de 2020

SEGUNDA FEIRA – X SEMANA COMUM

(verde - ofício do dia)

Antífona da entrada

- O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1)

Oração do dia

- Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Rs 17,1-6

- Leitura do primeiro livro dos Reis: Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!" 2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3"Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te dêem alimento". 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 121,1-8 (R: 2)

- Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!
R: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!


- Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? "Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!"

R: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!


- Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!

R: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!


- O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.

R: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!


- O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!

R: Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 5,1-12

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:  3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Os pobres em espírito... (Mt 5,1-12)

Esta expressão, incluída por Jesus entre as beatitudes do Sermão da Montanha, faria brotar rios de tinta ao longo dos séculos. É que ela incomoda, interpela, subverte a sociedade pagã do orgulho e do lucro. Por isso, muitos tentam adocicar seu alcance. Vejamos o sóbrio comentário de S. Leão Magno:

“Quando Jesus diz ‘felizes os pobres em espírito’, ele nos mostra que o Reino dos céus será dado antes à humildade do coração que à ausência de riquezas. Entretanto, não há dúvida de que os pobres obtêm esse dom mais facilmente que os ricos, pois a pobreza os inclina mais facilmente à bondade, e a riqueza dos outros leva-os mais à arrogância.

Apesar disso, muitos ricos possuem esse espírito que não põe a abundância a serviço de seu prestígio, mas das obras de benemerência. Para estes, o ganho maior é o que eles gastam para suavizar a miséria e o sofrimento de outrem. Assim, a humildade do coração é partilhada por pessoas de todas as condições. Nós podemos ser iguais nas disposições, mesmo sem o ser na fortuna. Seja qual for a desigualdade de seus bens terrestres, não há distância entre aqueles que são iguais em nível dos bens espirituais. Feliz, pois, a pobreza que não deseja aumentar suas riquezas aqui de baixo, mas aspira a enriquecer-se dos bens celestes.

Depois do Senhor, os primeiros que nos deram o exemplo dessa pobreza magnânima foram os apóstolos. Deixando todos os seus bens ao chamado do divino Mestre, alegremente se converteram e abandonaram a pescaria de peixes para se tornarem pescadores de homens (cf. Mt 4,18-20). Entre estes, muitos se assemelharam a eles ao imitar sua fé: junto aos primeiros filhos da Igreja, “todos os fiéis tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32). Despojados de todas as suas posses, estavam enriquecidos dos bens eternos graças à santa pobreza. A partir da pregação dos apóstolos, eles se alegravam por nada possuírem neste mundo, mas possuírem tudo em Cristo.”

É fácil perceber que a “opção preferencial pela pobreza” adotada pelos primeiros cristãos derivava de uma experiência de plenitude: Jesus Cristo bastava para preencher o coração deles! Cheios de Deus, não havia em seu coração espaço algum para acumular as quinquilharias deste planeta mineral...

 

Devo considerar o polo oposto: se estou ocupado em acumular bens materiais, não será porque meu coração ainda não está cheio de Deus?

Orai sem cessar: “A Ti, Senhor, o pobre se recomenda!” (Sl 10,14b)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.