F Formação

Papai rico e famoso

Há alguns dias, chegou-me a presente nota que desejo compartilhar com vocês, já que nos dá a pauta para reflexão sobre a mentalidade com que estão crescendo os futuros dirigentes do mundo.

Os jovens italianos se sentem insatisfeitos por não terem um pai rico e famoso. Na véspera do Dia do Pai, na Itália, os adolescentes desse país querem que seus pais consigam um melhor lugar de trabalho, tenham carros e casas de luxo e lhes garantam economicamente o futuro.

Casas e veículos de luxo, rodear-se da elite financeira ("jet set"), ganhar milhões de euros, ser um executivo... Isso é o que os jovens italianos exigem de seus pais. Ao menos é o que sustenta um estudo dado a conhecer hoje. Segundo este trabalho, 7 de cada 10 jovens italianos se sentem "insatisfeitos" por não terem um pai "rico e famoso".

Estas conclusões têm um duplo impacto na Itália, onde se celebra o Dia do Pai no dia 18, o mesmo em todos os demais países da Europa.

A pesquisa efetuada por Eta Meta Research a partir do trabalho de um grupo de 30 psicólogos com 110 jovens entre 15 e 24 anos, também revela que apenas menos de 10% está contente com o pai que tem.

Os motivos das insatisfações são, segundo o estudo, não ter alcançado um melhor lugar de trabalho (63%) e não ter conseguido uma posição econômica que garanta seu futuro (58%).

Entre os sonhos mais recorrentes estão o de encontrar trabalho que satisfaça sem muito esforço (37%), possuir bons automóveis e boas casas (24%) ou ter as últimas novidades da moda (15%).

O informe assegura que apenas 15% dos entrevistados afirmam que, se tivessem que nascer de novo, quereria fazê-lo na mesma família, enquanto que mais da metade (54%), ainda que critiquem seu pai, "salvam" sua mãe.

Outras causas do descontentamento dos jovens italianos são o fato de que os pais não contam com eles (13%) ou que não fizeram nada para conhecer gente famosa (27%).

Segundo um auxiliar da agência EFE, para a maioria dos psicólogos que participou do estudo, a causa dos resultados são os modelos criados pela televisão e a publicidade que mostram sempre jovens ricos e filhos de pessoas importantes que têm a vida resolvida.

ORIENTAÇÃO SUGERIDA PARA A PARTILHA

1. Vocês (pai e mãe) sabe o que seu filho pensa a respeito desse assunto? (SABE, não apenas ACHA).

2. Quais os problemas que vocês vivem a este respeito?

3. Qual seria a sua sugestão de solução para isso?

AUTORIA – El Clarin
TRADUÇÃO LIVRE – Ammá Maria Ângela de Melo Nicolleti, NA
FONTE – www.es.catholic.net