F Formação

Liturgia de 07 de outubro de 2018

DOMINGO – XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde, glória, creio – II semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gn 2,18-24

 

- Leitura do livro do Gênesis: 18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 128,1-2.3.4-5.6 (R: 5)

 

- O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


- Para que vejas prosperar Jerusalém e os filhos dos teus filhos. Ó Senhor, que venha a paz a Israel, que venha a paz ao vosso povo!

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.


2ª Leitura: Hb 2,9-11

 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos: 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar; e seu amor em nós se aperfeiçoará (1Jo 4,2).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 10,2-16

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E, se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

Liturgia comentada
Como uma criança... (Mc 10,2-16)

Os pagãos adultos já decidiram que o casamento é apenas um contrato como outro qualquer, mero documento de cartório. Se ele parece tornar-se incômodo ou penoso, rasga-se o papel. Afinal, eles são adultos...

Naturalmente, não é esta a visão cristã a respeito do sacramento do matrimônio. Vale a pena meditar no comentário de Hans Urs von Balthasar sobre esta passagem.

“O Evangelho regula a questão do casamento: Jesus, indo muito além de Moisés, reconduz à ordem original da criação, a ordem de Deus”. Não uma lei positiva, mutável, mas uma lei inscrita na natureza do homem. Esta natureza é ao mesmo tempo corporal e espiritual, de modo inseparável.

Corporalmente, o homem e a mulher tornam-se ‘uma só carne’, e como o homem ‘deixa seu pai e sua mãe e une-se à sua mulher’, e sua união produz filhos que devem ser criados, os dois se tornam ao mesmo tempo ‘um só espírito’. E como a união que remonta a um ato de Deus é definitiva, ela não pode ser dissolvida pelo homem.

Se o Evangelho acrescenta ainda o episódio da bênção das crianças, este episódio pode ser ligado ao que precede. As crianças são aqui, expressamente, o modelo de todo homem que acolhe o Reino de Deus, de modo que também as pessoas casadas, se elas mantêm diante de Deus uma atitude de criança, não podem adotar mutuamente a atitude superior de um adulto.

“Permanecer juntos, como crianças diante de Deus, torna possíveis o entendimento e o bem-querer recíprocos, que sobreviverão às inevitáveis tensões da existência.”

A pretensão pagã consiste em considerar o “outro” como simples “outro”, como se não fosse – após o divórcio – a “metade amputada de mim” que um poeta cantou. O “outro” que se vire, ainda mais se já existe “outra” em perspectiva. Pessoas vistas como coisas... como objetos...

E assim, sucessivamente, os “companheiros” temporários vão passando em procissão pela vida do pagão, sem jamais atingirem a unidade pela qual anseia o verdadeiro amor, cujo alvo é a eternidade.

“Eu sou eu. Você é você. Jamais seremos um. Podemos dizer adeus a qualquer momento.” Triste ideal do casamento entre pagãos...

Orai sem cessar: “O meu amado é todo meu, e sou dele...” (Ct 2,16)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.