F Formação

A graça do viático é fortalecer o doente para os últimos combates (CIC § 1525)

Assim como os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia constituem uma unidade chamada “os sacramentos da iniciação cristã”, pode-se dizer que a Penitência, a Sagrada Unção e a Eucaristia como viático constituem, quando a vida cristã chega a seu término, “os sacramentos que preparam para a Pátria” ou os sacramentos que consumam a peregrinação.

Reflexão: O sacerdote diz, em cada Santa Missa: "Que o Corpo e o Sangue de Cristo guardem a minha alma para a vida eterna”.

Portanto, cada comunhão eucarística durante a vida depositou uma semente de imortalidade no cristão. Na hora da morte eles dão o seu fruto: a vida eterna.

A graça do viático é fortalecer o doente para os últimos combates e fornecer um alimento de vida eterna para o fiel.

“O cristão enfrenta a morte sereno porque sabe que é o ponto culminante de seu destino. Longe de ser uma queda dentro do nada, é o trânsito para a glória, a passagem do deserto rumo à Terra Prometida, o último desfiladeiro que leva a pastagens sempre verdejantes do Reino de Deus. A partida não é o fim, é um começo." (Mons. Teixeira Penido)

"Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em nós, ele que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos, também dará vida até a nossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em nós."(Citação livre de Rm 8,11).

Resumindo: 1526, 1527, 1528, 1529, 1530, 1531 e 1532