F Formação

Liturgia de 27 de abril de 2018

SEXTA FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,12)

Oração do dia

- Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 13, 26-33


- Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”’.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 2, 6-7.8-9.10-11 (R: 7)

- Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!


- “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!


- Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!


- E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim

(jo 14,6).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14, 1-6


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Muitas moradas... (Jo 14,1-6)

Logo no início de seu Evangelho, João registrou a pergunta que dois futuros discípulos dirigiram a Jesus: “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38) Óbvio, quem pergunta pela morada de Jesus está interessado em morar com ele. Eram eles André e o próprio João. E logo o seguiram, conviveram com ele cerca de três anos, mas agora chegou a hora da despedida: “Por pouco tempo eu ainda estou convosco...” (Jo 13,33)

Como consolar os seus discípulos que agora se angustiam com a iminente separação? Jesus acena-lhes com um reencontro: “Não se perturbe o vosso coração... Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo”. (Jo 14,1-2)

Jesus não está dizendo que essas moradas são “diferentes”, mas “numerosas”. Longe de pensar em uma espécie de hierarquia celeste, onde o mais santo tem um apartamento mais espaçoso. Trata-se de uma referência à “amplitude” da salvação. O “lugar” anunciado por Jesus terá espaço para gente muito variada, de várias línguas, de diversos ritos, dos grupos mais diversificados.

Estranho? Claro que não! O próprio Jesus tinha anunciado: “Quando eu for levantado da terra, atrairei TODOS a mim”. (Jo 12,32) Isto é, o sacrifício redentor no alto do Calvário irradia a salvação em dimensões universais. Não devemos estranhar se encontrarmos no céu (a misericórdia de Deus no-lo permita!) gente bastante diferente de nós. Afinal, o mesmo céu foi reinaugurado por um bandido: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!” (Lc 23,43)

Não estou afirmando que o inferno ficará vazio. Não tenho como saber disso. Mas creio firmemente que a misericórdia divina nos deixará de boca aberta. E os “justos” agraciados pelo Salvador não serão apenas o pequeno grupo de que fazemos parte. Jesus Cristo não fundou uma “igrejinha”, um partido de privilegiados, uma academia de iniciados. O próprio Apocalipse faz o censo de uma “multidão imensa, que ninguém podia contar, gente de todas as nações, tribos, povos e línguas”. (Ap 7,9)

Aqui na terra, habitamos em tendas, não temos morada permanente. Paulo ensina: “De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá outra moradia no céu, que não é obra de mãos humanas e que é eterna. Aliás, é por isso que gememos, suspirando por ser sobrevestidos com a nossa habitação celeste”. (2Cor 5,1-2)

Resumindo, no céu não existirá nenhum sem-teto...

Orai sem cessar: “Como são amáveis tuas moradas, Senhor!” (Sl 84,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.