F Formação

Liturgia de 08 de julho de 2018

DOMINGO DA XIV DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - II semana do saltério)

Antífona da entrada

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10).

Oração do dia

 

- Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ez 2, 2-5

- Leitura da profecia de Ezequiel - 2Naqueles dias, depois de me ter falado, entrou em mim um espírito que me pôs de pé. Então eu ouvi aquele que me falava, 3o qual me disse: “Filho do homem, eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim. Eles e seus pais se revoltaram contra mim até o dia de hoje. 4A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás: ‘Assim diz o Senhor Deus’. 5Quer te escutem, quer não — pois são um bando de rebeldes — ficarão sabendo que houve entre eles um profeta”.

- Palavra do senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 123, 1-2a. 2bc.3-4 (R 2cd)

- Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

R: Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

 

- Eu levanto os meus olhos para vós, que habitais nos altos céus. Como os olhos dos escravos estão fitos nas mãos do seu senhor.

R: Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

 

- Como os olhos das escravas estão fitos nas mãos de sua senhora, assim os nossos olhos, no Senhor, até de nós ter piedade.

 R: Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

 

- Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; já é demais esse desprezo! Estamos fartos do escárnio dos ricaços e do desprezo dos soberbos!

R: Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

2ª Leitura: 2 Cor 12, 7-10

- Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 7Para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim.
10Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação (Lc 4,18).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 6, 1-6

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.
Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Que sabedoria é esta? E esses grandes milagres realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor! 

 

Liturgia comentada
Que sabedoria é esta?! (Mc 6,1-6)

Nós conhecemos Jesus desde criança. Nós o vimos em nossas praças. Ele buscava água na fonte. Ele aprendia carpintaria com José. De onde lhe vem, então, tanta sabedoria? Como pode fazer esses milagres? Ele não é um homem comum?

Eram estas as interrogações de seus vizinhos e familiares, estacionados no limite de sua compreensão, incapazes de perceber a natureza divina daquele aprendiz de carpinteiro.

“Poucas passagens deixam tão visível a humanidade de Jesus”, comenta Hébert Roux. “E não há outras que mostrem mais claramente que ‘as aspirações da carne são uma inimizade contra Deus’ (Rm 8,7). De fato, todo o conhecimento carnal que os conterrâneos de Jesus têm sobre ele é incapaz de produzir o menor movimento de fé.”

Por isso mesmo, ele quis recordar o conhecido ditado: ninguém é profeta em sua terra. Exatamente em Nazaré, sua terra de infância, cujo nome irá acompanhá-lo até o “titulum” da Cruz - Jesus Nazareno, Rei dos Judeus - ele começa por experimentar a rejeição que culminará no Calvário.

Nós corremos o mesmo risco de seus contemporâneos: o risco de nos acostumarmos com um Jesus trivial, “dejà vu”, um “coleguinha” de jogos, e acostumados com ele, nos tornarmos incapazes de acolher suas surpresas, seus mistérios, seus milagres. Depois disso, já não há nada de novo a esperar. Afinal, “nós o conhecemos há tanto tempo!”

E ele que trate de se comportar, de se manter nos limites humanos, sem nenhum gesto estranho que venha abalar nossas rotinas mornas e tranquilas. Ele que não apareça com novas exigências, com esses radicalismos incômodos que despertam em nós sentimentos de perda e insegurança.

Ora, em nossa insipiência – pesada barreira contra a fé! – jamais conseguiremos “entender” Jesus a partir da razão. Será inútil a tentativa de classificá-lo em uma de nossas categoriais sociais: mestre da sabedoria, guru espiritual, líder carismático, agitador das massas, um “iluminado”...

Somente pela fé – essa via de conhecimento que salta sobre as muralhas do racionalismo – chegaremos a ver em Jesus o Filho de Deus que se fez carne para nos salvar. Até lá, navegaremos de espanto em espanto, acorrentados aos nossos sentidos, incapazes de acolher o dom de Deus...

Orai sem cessar: “No íntimo, Senhor, me ensinas a sabedoria...” (Sl 51,8)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.