Vídeo 9 – Destinatários, objetivo e limites do documento – n. 3 § 4ºA)

1. CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO – Espírito Santo, peço-Vos que “nenhuma fibra do meu corpo, da minha alma e do meu espírito se mova senão pelo Vosso sopro de vida”, por Jesus Cristo, nosso Senhor! (Oração da coleta de hoje).
 
2. FORMAÇÃO
 
Palavra inspiradora – 1 Cor 1,17; 2 Cor 2,1.3-4
 
a. Diante do assunto, experimento “fraqueza, receio (medo) e tremor... frente à GRANDEZA DESSE ASSUNTO e o que ele significa para nós, Comunidade e Fraternidade Nova Aliança.
 
b. PURIFICAÇÃO de toda intensão, ainda que muito escondida, de soberba e ostentação, mesmo porque só Deus sabe e conhece os meus limites de conteúdo como de comunicação.
 
c. MANIFESTAÇÃO do Espírito Santo e do Seu poder, tanto para mim que lhes falo, como para todos nós (vocês e eu) que ESCUTAMOS.
 
 
INSTRUÇÃO 24, n. 3 § 4º
 
a. O MODO de se entender e viver o EXERCÍCIO DA AUTORIDADE E DA OBEDIÊNCIA não é o mesmo: no ontem e no hoje se distanciam bem razoavelmente, tanto dentro da Igreja, como na sociedade. Varia também de acordo com a índole, o espírito da fundação de cada realidade eclesial.
b. Isto se deve a ALGUMAS CAUSAS:
TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O VALOR DE CADA PESSOA:
  • Existe uma exigência pessoal que Deus tem para cada um – “segundo o dom de Cristo - quanto ao próprio chamado (Deus nos chama PELO NOME, não por atacado).
  • Esse chamado – vocação – vem enriquecido (para cada um) com dons e graus de dons diferentes: dons intelectuais (uns “entendem mais que outros”, “entendem segundo suas experiências de vida”, uns se satisfazem com uma compreensão mais ou menos profunda que outros); dons afetivos (uns se sentem mais ou menos sintonizados, antenados e envolvidos e aderentes afetivamente que outros); dons espirituais (uns têm mais profundidade espiritual, outros menos
  • Uns, segundo suas experiências de vida, se movem mais atrelados à letra, outros mais ao espírito da letra: “à liberdade dos filhos de Deus”.
  • Uns têm uma facilidade maior para se relacionar com as pessoas: de se abrir, de se expor, de propor, de questionar, ousar ir além ... construtivamente... Outros, são mais tímidos, mais “submissos”, mais acomodados, mais calados.
 
Finalmente, como há diversidade de dons, há também diversidade de todas essas possibilidades comportamentais. Imaginemos isso tudo colocado dentro de uma mesma realidade comunitária (ESCOLA DE SANTIFICAÇÃO).
“Vida comunitária, minha máxima penitência”
 
3. COMPROMISSO DA SEMANA
 
Após assistir este vídeo, silencie seu coração e perscrute o apelo de Deus no seu interior.
 
Onde você se encontrou? Escreva o que Deus lhe falou ao coração para depois REZAR E PARTILHAR com os demais Fraternos.