Vídeo 04 – Um caminho de libertação – n.2 (§§ 1º e 2º.)

1.      CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
2.     FORMAÇÃO
1. Salmo 80, 20 ab – Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e SOBRE NÓS ILUMINAI A VOSSA FACE!
2. Is 12, 3 – Com alegria tirareis água nas fontes da salvação.
3. Rm 12, 1-2 - Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto. 2 Não vos con­for­meis com este mundo, mas transfor­mai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade­ de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
§ 1º. A cultura das sociedades ocidentais, fortemente centrada no sujeito, tem contribuído para difundir o valor do respeito pela dignidade da pessoa humana, favorecendo-lhe, de modo positivo, o desenvolvimento livre e a autonomia.
PONTOS POSITIVOS desta constatação:
  1. O valor do indivíduo, de cada um, em função de ser uma pessoa humana única, do que deriva a sua DIGNIDADE
  2. O que decorrer dessa constatação: o ser humano se desenvolve, cresce na sua LIBERDADE e AUTONOMIA (viver, trabalhar, conviver de acordo com as próprias leis).
  3. LIBERDADE em qual sentido? AUTONOMIA até onde?
A RESPOSTA DA IGREJA
  1. CIC 1730 – Deus criou o homem racional, conferindo-lhe a dignidade de pessoa dotada de iniciativa e do domínio dos seus próprios atos. «Deus quis "deixar o homem entregue à sua própria decisão" (Si 15,14), de tal modo que procure por si mesmo o seu Criador e, aderindo livremente a Ele, chegue à total e beatífica perfeição» (29):
    "O homem é racional e, por isso, semelhante a Deus, criado livre e senhor dos seus atos" (Santo Irineu).
O dom da INICIATIVA e o DOMÍNIO DOS SEUS ATOS (=senhor dos seus atos e, por eles, responde > responsabilidade).
  1. CIC 30 - Se o homem pode esquecer ou rejeitar Deus, Deus é que nunca deixa de chamar todo homem a que O procure, para que encontre a vida e a felicidade. Mas esta busca exige do homem todo o esforço da sua inteligência, a retidão da sua vontade («um coração reto»), e também o testemunho de outros que o ensinam a procurar Deus.
  2.  O QUE É LIBERDADE? CIC 1731 - A LIBERDADE é o poder, enraizado na razão (não é um poder burro, irracional, instintivo) e na vontade (vontade própria, sem interferências, sem que se sofra chantagens, manipulações), de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, praticando assim, por si mesmo, ações deliberadas (queridas, desejadas). Pelo LIVRE ARBÍTRIO (meu próprio juízo), cada qual dispõe de si. A LIBERDADE é, no homem, uma força de crescimento e de maturação na verdade e na bondade. E atinge a sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança.
3.     COMPROMISSO DA SEMANA
        Registrar por escrito sua experiência nesta semana:
a) Tentar perceber em si mesmo como está fazendo uso da liberdade como "UMA FORÇA DE CRESCIMENTO E MATURAÇÃO NA VERDADE E NA BONDADE".
b) O que o está movendo quando assume um DEVER, uma RESPONSABILIDADE.