Verdadeiro E Falsos Messias


Etimologicamente, a palavra "messias" procede do termo hebraico mashiah, que deriva, por sua vez, da raiz mâshah, que significa "ungir". O messias é aquele que foi ungido. Por isso, com freqüência, é chamado "o Ungido de Javé".

Dito de outro modo: esse ser excepcional, no sentido estrito da palavra, é radicalmente diferente do profeta. Deus age não somente no que diz, mas em seu ser. Como disse Henri Desroche: "Diferente do profeta, que somente reivindica uma missão recebida de Deus, a messianidade implica num vínculo de identificação maior com Deus (...). Se o profeta está unido a Deus por um vínculo eletivo, o messias está unido a Deus por um vínculo natural".

Uma vez que o messias é o Ungido de Deus, como abordaremos o messianismo?

A Encyclopedia of Social Sciencies define o artigo "messianismo" como "essencialmente a crença religiosa na vinda de um Redentor que porá fim à ordem atual das coisas de forma universal, ou melhor, para um grupo isolado, e instaurará uma nova ordem feita de justiça e felicidade". Compreender-se-ia que o messianismo promete a vinda de um enviado de Deus chamado a restabelecer a justiça na terra e a estabelecer uma era de ouro paradisíaca.

É muito mais difícil proclamar-se messias do que declarar-se profeta ou chefe de seita. Ao contrário do que acontece com o simples chefe carismático, o messias deve demonstrar constantemente sua impregnação divina. Por isso, proliferam, na atualidade, os milagres e abunda o teatro. O falso messias necessita de um palco, ser colocado em cena. Reivindica um status evidentemente privilegiado: o de homem divinizado.

Nós, católicos, cremos, sustentamos e afirmamos que Jesus Cristo é o Filho de Deus. "CRISTO" procede do termo grego christos, que significa "ungido". Jesus é, pois, o Ungido de Deus. É, além disso, o Filho de Maria Santíssima e São José e é descendente direto do rei Davi. Porém, é muito mais que isso: a Trindade implica que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um mesmo e único Deus. Cristo é Deus feito homem, Deus verdadeiro, ao mesmo tempo em que Homem Verdadeiro.

Nós, católicos, não esperamos Jesus fisicamente em pessoa antes do juízo final, e não devemos confiar em quem se diz Seu emissário, ou diz ser Ele mesmo, ou Quem O enviou, trazendo uma mensagem diferente e/ou contrária à revelada durante Sua vida na terra.

Muito diferentes são as aparições e as mensagens que o Senhor e a Virgem deram e dão ã humanidade como advertências, orientações e ajudas, e que em nada contradizem a revelação original que é a base da nossa fé.

A partir desta perspectiva e com a base da nossa firme convicção nessas Verdades, dedicar-nos-emos a comentar aqui as características principais de pessoas que, por diferentes motivos, quiseram ser conhecidas como messias que trariam a era dourada da que falamos no princípio.

01 sun myung moon




SUN MYUNG MOON
Considera-se a si mesmo o segundo advento messiânico e diz que a missão de Jesus foi um fracasso não previsto.



 

02 mohamed ahmed abdallah





Um deus único Ahmed Abdallah é indiscutivelmente um ser único, que deixou na história muçulmana um sinal vivo e que ainda hoje conta com numerosos adeptos.




03 meher baba





MEHER BABA - 40 anos em silêncio total
Segundo a mensagem monista de Baba, deus está no homem e não pede senão ser revelado.

 

 

04 maitreya




MAITREYA – um deus clandestino
Acaso têm razão aqueles que pensam que é um anticristo porque seu agir é anticristão?

 

 

05 gilbert bourdin

 

 

GILBERT BOURDIN
Gilbert Bourdin se apresenta como um messias guerreiro. Sua doutrina é um estranho coquetel de esoterismo, milenarismo e ficção.




06 o madhi druso




MADHI DRUSO
Um messias misterioso, nascido supostamente em 1962, ano da passagem astrológica da era de Peixes para a do Aquário.



07 andre biri

 

ANDRÉ BIRI
Para seus poucos discípulos, não é outro senão... deus. Para aqueles que o abandonaram depois de ter-lhe entregue todos os seus bens, não é mais que um embusteiro de categoria.




08 jean pierre galliano

 


JEAN PIERRE GALLIANO

Apresenta-se como a reencarnação de Cristo. Afirma que Jesus não morreu na cruz, mas que acabou Seus dias na Índia.


09 yahweh bem yahweh





YAHWEH BEM YAHWEH
Ele se define com um deus vivo. Nacionalista radical, preconiza a luta a todo custo contra os diabos.




ORAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA NOSSA FÉ

Eu creio em Ti, Senhor, que és a Verdade suprema.
Creio em tudo o que me revelaste.
Creio em todas as verdades que crê e ensina a minha Santa Mãe, a Igreja Católica e Apostólica.
Esta é a fé na qual nasci por Tua graça, fé na qual quero viver e pela qual quero lutar, fé na qual quero morrer. Amém!