Liturgia de 27 de abril de 2024

SÁBADO DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

 

Antífona

- Povo adquirido por Deus, anunciai os grandes feitos daqueles que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa, aleluia (1Pd 2,9)

 

Coleta

- Deus de bondade, pela solenidade pascal dais ao mundo remédios celestiais; sede indulgente com vossa Igreja, para que a celebração nesta terra nos seja proveitosa para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: At 13,44-52

- Leitura dos Atos dos apóstolos - 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificaram a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 98,1.2-3ab.3cd-4 (R: 3cd)

- Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.
R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se guardais minha Palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (jo 8,31s).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14,7-14


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

Isso nos basta... (Jo 14,7-14)

O coração humano é realmente um poço sem fundo. Ao longo de seu itinerário na terra, o homem procura preencher o íntimo vazio. Há quem veja no dinheiro o pão para matar sua fome. Muitos o procuram no poder. Outros no prazer. Outros, ainda, em trabalhos e atividades.

 

Naturalmente, será apenas questão de tempo a decepção, pois a sede humana é muito mais profunda. Por isso mesmo, neste Evangelho, chega a ser comovente a declaração do apóstolo Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!”

 

Esta percepção está base das grandes conversões. Desde Agostinho de Hipona até Charles de Foucauld, desde Théodore Ratisbonne até Edith Stein, suas vidas foram catapultadas com a iluminação esmagadora de que somente um mergulho em Deus poderia dar sentido pleno às suas vidas.

 

A mística espanhola resumiria tudo em uma única frase: “Solo Dios basta” ... Em seu breve poema, Teresa de Ávila canta:

 

Nada te turbe,

nada te espante,

todo se passa,

Dios no se muda,

la paciencia todo alcanza;

quien a Dios tiene nada le falta,

solo Dios basta.”

 

Os outros atalhos decepcionam exatamente por seu lado efêmero, sua falta de estabilidade. O dinheiro se desvaloriza, o amado trai, o poder escorre pelos vãos dos dedos, um técnico mais atualizado toma nosso emprego. Tudo aquilo que parecia confiável revela-se um castelo de cartas ao inexorável sopro do tempo.

 

Filipe e Tiago, ainda na madrugada do cristianismo, intuíram a verdade fundamental para a criatura humana: sua relação com o Criador. Os apóstolos passaram a ansiar pela visão que percebiam em seu Mestre: a luminosa Face do Pai.

 

Ligue a TV. Veja suas ofertas. De que falam elas? Dinheiro e poder, sucesso e prazer. Desligue a TV. Dobre seus joelhos. O Pai está ao seu alcance.

 

Orai sem cessar: “Senhor, tua bondade dura para sempre...” (Sl 138,8)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.