C CCNA

Liturgia de 03 de julho de 2018

TERÇA FEIRA – SÃO TOMÉ, APOSTOLO
(Vermelho, glória, pref. dos apóstolos – Ofício da festa)

Antífona da entrada

 

- Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois meu salvador (Sl 117,28)

Oração do dia

 

- Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo são Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ef 2,19-22

- Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem mi­grantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 117,1-2 (R: Mc 16,15)

 

- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


- Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Acreditastes, Tomé, porque me vistes. Felizes os que creem sem ter visto  (Jo 20,29)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 20,24-29

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!   

 

- 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Meu dedo na ferida... (Jo 20,24-29)

Não é fácil fazer um ato de fé por conta própria. Ele não brota de um esforço pessoal, mas da ação do Espírito sobre a Igreja. Assim sendo, fica mais fácil fazê-lo em comunidade. Mas Tomé não estava com os Dez no primeiro domingo da ressurreição de Jesus. Ele não tinha visto as mãos e os lados feridos no corpo do Ressuscitado (cf. Jo 20,20). Não ouvira a saudação da paz. Não recebera o “sopro” do Espírito Santo.

Por tudo isso, fechado em seu próprio círculo, sufocado pela decepção e vazio de esperanças, Tomé precisa de “provas” para crer. ‘Se eu não vir, não creio. Se eu não tocar, não darei crédito...’ E Jesus não demora a aceitar o repto do descrente. No domingo seguinte, agora no seio da comunidade, Tomé tem a oportunidade de pronunciar o ato de fé que antes negara: “Meu Senhor e meu Deus!”

Uma das provas exigida pelo apóstolo cartesiano era até mesmo grosseira: “pôr meus dedos nas feridas”. Na linguagem do povo simples, “pôr o dedo na ferida” conota certa falta de compaixão, uma intenção de ferir, de tocar um nervo exposto. No caso de Tomé, esta dureza de atitudes está ligada a uma atitude racionalista que limita nossa compreensão das coisas à possibilidade de observação dos fenômenos, de avaliação racional, de raciocínio lógico.

Ora, não é este o caminho da fé. Pela fé, saltamos a barreira das “provas” e mergulhamos no mistério inacessível à razão humana – aliás, extremamente limitada! Ademais, a ressureição de Jesus não pode ser reduzida a mero “fato histórico”, mas abre espaço para uma realidade que transcende a própria História, a tal ponto que os próprios seguidores de Jesus viram-se chocados e superados por ela.

O pobre Tomé se vê catapultado a uma forma de conhecimento que supera a experiência dos sentidos. Ele convivera com o homem-Jesus de Nazaré. Conversara com ele, palmilhara com ele as estradas da Palestina, sentara-se à mesa com ele. Agora, diante de uma Presença que nem a morte pudera apagar, ele dobra os joelhos em adoração e proclama: “Meu Senhor e meu Deus!”

Então, Jesus reserva uma bem-aventurança para os privilegiados que dispensam sinais e provas palpáveis para fazer o ato de fé: “Bem-aventurados aqueles que não viram e... creram!”

Orai sem cessar: “Creio, Senhor, mas socorre a minha falta de fé!” (Mc 9,24)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.