A fim de se prepararem convenientemente para receber este sacramento (CIC § 1387)

Os fiéis observarão o jejum prescrito em sua Igreja (Cf CIC cân.  919). A atitude corporal (gestos, roupa) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.

"Nós precisamos preparar para Jesus uma digna morada em nossa alma, comungando bem, com as disposições necessárias ou seja: em estado de graça, tendo o desejo de santidade e de servir a Deus com amor puro e reta intenção.

Devemos preparar o corpo e a alma para a Comunhão. O corpo é preparado com o jejum ou seja, abster-se de alimentos de uma hora antes da comunhão de tudo quanto é comida e bebida, excetuando-se água e remédios propriamente ditos. Para a comunhão como viático (em perigo de morte) não existe nenhuma obrigação de jejum eucarístico.  E com uma postura digna e honrada. As mulheres precisam se vestir de maneira digna, de modo que não provoquem a sensualidade nos homens. Quando se recebe o Rei é preciso estar bem vestido. Quando vamos a uma festa nos preparamos bem; e para a Missa? Nenhuma negligência exterior deve ser tolerada, pois vamos receber o Rei do Céu. A alma deve ser preparada com a isenção de todo pecado mortal, recolhimento e fervor. É preciso nos aproximar da Comunhão com 'desejo' na alma, pois Jesus está dizendo a nós: Vinde a Mim. Venho dar-vos a vida e a santidade, a força e a graça. Vinde confiante: Dai-Me o vosso coração."(Cf. o Livro: O Segredo da Sagrada Eucaristia, Prof. Felipe Aquino, pág. 74).

Para refletir :

Amigo(a) ouvinte, quem comunga deve meditar na presença de Jesus, alimento da vida eterna. Por isso não faz sentido comungar e ir saindo da Igreja ou ficar, conversando e se distraindo com outras coisas. Cristo merece uma atenção especial como hóspede divino, Deus vivo que acaba de entrar em nossa casa.

A reverência de nossa alma deve se harmonizar com a do corpo. Uma expressão corporal digna, uma postura respeitosa, quer nos gesto, quer nos trajes é indispensável á fé e à piedade daquele que se dirige à mesa do Senhor. Não confundir simplicidade com vulgaridade e desenvoltura. Diante dos reis e autoridades da terra as etiquetas são exigidas, mesmo em países ateus, quanto mais diante do Rei dos reis e Senhor dos senhores! E inconcebível a dissipação, o desrespeito, e a falta de decoro. Lembremo-nos da indignação do próprio Cristo quanto da profanação do templo.

O jejum que precede a comunhão tem a intenção de favorecer a pessoa para que ela possa dar uma atenção maior a Jesus sacramentado.