A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo Dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos, depois das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial.
A Eucaristia é o “memorial” da Páscoa de Cristo, que cada celebração eucarística torna presente, mas é “memorial” também do sacrifício do Senhor na Cruz. Na Eucaristia Cristo dá-nos este mesmo Corpo que entregou por nós na Cruz e o próprio Sangue que: “derramou por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,28). Com a Eucaristia atualiza-se o único e perpétuo Calvário! O mesmo e único Sacrifício do Senhor se faz presente, para atualizar a Redenção hoje, para cada um de nós. É Jesus que repete ao Pai: "Pai, perdoai-lhes, pois eles não sabem o que fazem!". Assim, o sacrifício de Cristo na Cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício.
A 'ceia do Senhor' que nós celebramos, é muito mais do que um banquete comemorativo: é, como nos ensina o Concílio Vaticano II: "a reapresentação e aplicação do 'único sacrifício do novo testamento no qual 'Cristo, uma vez por todas, se ofereceu ao Pai como hóstia imaculada' (Lumen Gentium, 28)."