A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã [LG 11] ”. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa [PO 5] .”
A Eucaristia é o terceiro sacramento da iniciação cristã. É também o ápice da ordem sacramental. O Batismo é dirigido à Eucaristia, de modo que esta é o centro de toda vida da Igreja e de cada um dos fiéis.
Primeiro que, “a Eucaristia é a fonte de nossa vida cristã, porque ao participarmos dela recebemos o impulso e a força de vivermos como verdadeiros cristãos. A oferta de Cristo na Cruz, que é tornada presente no sacrifício eucarístico, nos comunica o Seu amor generoso, o banquete eucarístico nutre-nos com o Corpo e o Sangue do divino cordeiro imolado por nós e nos dá a força para 'seguirmos os Seus passos' (cf. 1Pd 2,21).”
Segundo que, “a Eucaristia é ápice de toda a nossa vida cristã porque levamos todas as nossas orações e boas obras, alegrias e sofrimentos, e estas modestas ofertas são unidas à oblação perfeita de Cristo e, assim são plenamente santificadas e elevadas até Deus num culto perfeitamente agradável, que nos introduz na intimidade divina (cf. Jo 6,56-57). Por conseguinte, a Eucaristia é 'o coroamento da vida espiritual e o fim de todos os sacramentos'.” (Conf. João Paulo II - L'Osservatore Romano de 12-04-92).
Nesse parágrafo, o Concílio Vaticano II recorda Santo Tomás de Aquino, grande doutor da Igreja, quando ensina que: "A Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa" (PO 5).
Sim, Jesus encarnou-se, para ser mediador entre Deus e nós. Por meio de Jesus, chega ao Pai a nossa oração de súplica, louvor e gratidão e por Ele, recebemos de Deus, “graça sobre graça” principalmente a Redenção.
Para refletir:
O amigo ouvinte tem colocado a Eucaristia no lugar central de sua vida, participando da celebração eucarística em sua comunidade e recebendo o Corpo de Cristo com a maior frequência possível?
Toda a nossa vida de Igreja se orienta para a Eucaristia. É dela que tiramos forças para construir a unidade, alimentando o testemunho pessoal, a partilha dos bens e a entrega da nossa vida. Assim, a Eucaristia deve estar no centro da vida de toda comunidade cristã.
CIC § 1325
“A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai [Congregação dos ritos, instrução Eucharisticum mysterium, 6: AAS 69 (1967) 539-573] .”
Prezado ouvinte, nesse parágrafo, percebemos o quanto é valioso para a nossa vida cristã a Sagrada Eucaristia. É um "segredo" que muitos de nós cristãos ainda não conhecemos com profundidade; e, por isso, não nos beneficiamos plenamente das suas graças. Há mais de dois mil anos Ele está no meio de nós, escondido, e ainda não O conhecemos.
Ainda temos muito que aprender sobre a Eucaristia para desfrutar de todo o seu poder de salvação. É Cristo vivo e presente no meio de nós, imolado, em estado de vítima permanente.
Assim como Ele mesmo fez com os discípulos de Emaús, que Ele também abra os nossos olhos para que eu e você, possamos ver toda a Sua Glória, embora encoberta pelo véu do Sacramento.
Não pense você amigo(a) ouvinte, que essas reflexões nasceram somente do meu coração, não; fui buscá-las, nas riquezas dos ensinamentos da Igreja.
Nada aqui é nosso, apenas o desejo de ajudá-lo a meditar com profundidade neste grande Mistério de um Deus que se aniquila e se anula em um pedaço de Pão, para ser a nossa alegria e salvação.
CIC § 1326
Finalmente, pela Celebração Eucarística já nos unimos a liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (1Cor 15,28).
Meu irmão e minha irmã, perceba que "a vida de comunhão já começou para nós aqui na terra, de diferentes maneiras, mas ela não estará completa até que venham os novos céu e terra, como Jesus Cristo nos prometeu. A Eucaristia é um gozo antecipado e uma promessa desses novos céu e terra, onde a vida em comunhão não terá fim. [No livro do Apocalipse] o grito que conclui as Escrituras é “Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20). A Eucaristia nos orienta em comunhão uns com os outros para o futuro, não como uma ameaça, mas como um convite. Num mundo onde a preocupação principal muitas vezes é o presente, a Eucaristia nos convida a abrir os nossos corações com esperança para o futuro que Deus nos promete. Ao celebrar a Eucaristia nós antecipamos esse novo futuro pelas palavras e pelos atos, de forma que a nossa comunhão futura seja já inserida no nosso presente, para que possamos já saborear e viver aquilo em que nos tornaremos." (Reflexões Teológicas e Pastorais em preparação para o 50° Congresso Eucarístico Internacional nº 15, Dublin - Irlanda, 10 a 17 Junho 2012).
CIC § 1327
Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar [Sto. Irineu, Ad. Haer. 4,18,5] ”.
O Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, nº 6, diz que quando exclama o "Mistério da fé!" logo a seguir às palavras da consagração, o sacerdote proclama o mistério celebrado e manifesta o seu [prazer intenso] diante da conversão substancial do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Senhor Jesus, realidade esta que ultrapassa toda a compreensão humana. A Eucaristia é por excelência o "mistério da fé": "É o resumo e a suma de nossa fé", conforme está escrito aqui no Catecismo. A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia. A fé e os sacramentos são dois aspectos complementares da vida da Igreja. Suscitada pelo anúncio da palavra de Deus, a fé é alimentada e cresce no encontro com a graça do Senhor ressuscitado que se realiza nos sacramentos. É por isso, que o sacramento do altar está sempre no centro da vida da Igreja; "graças à Eucaristia, a Igreja renasce sempre de novo!" Quanto mais viva for a nossa fé na Eucarístia, tanto mais profunda será a nossa participação na vida da Igreja por meio duma adesão convicta à missão que Cristo confiou aos seus discípulos. A própria história da Igreja nos testemunha que: toda a grande reforma está, de algum modo, ligada à redescoberta da fé na presença eucarística do Senhor no meio do seu povo."
Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança