Este sacramento é também chamado “o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5), pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).
Aqui o batismo é também chamado de banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo. O batismo significa e realiza esse “nascimento”, sem o qual não há nem vida nem Reino. Sua característica libertadora (liberta do pecado) vem tipificada na libertação do Egito, na passagem do mar.
"Assim o Batismo só terá atingido a sua consumação no indivíduo quando o corpo herdado do primeiro Adão tiver sido, pela ressurreição, plenamente configurado ao corpo glorioso do segundo Adão; cf. 1Cor 15,45-49.
São Paulo compara a vida cristã à miltância num exército. Dois generais em guerra se apresentam ao homem: o Pecado e Deus. Ao cristão cabe escolher o chefe em cujas fileiras se alistará; feita a escolha terá que arcar com as consequências. Há , porém, uma diferença entre as duas opções: quem escolhe o pecado, é por ele dominado e escravizado; quem escolhe o Senhor Deus, , é colocado num regime de benevolência e gratuidade. O general Pecado, quando acerta contas com os seus soldados no fim da jornada, só lhes pode oferecer a morte:...a morte em todos os sentidos, morte do corpo e privação da vida eterna. Ao contrário, o general Deus, sem derrogar à justiça (a morte é o salário do pecado, Rm 6,23a), dá gratuitamente aos seus soldados a vitória sobre a morte ou a ressurreição para a vida eterna (cf. Rm 6,23b), ressurreição garantida pela de Jesus Cristo, Senhor nosso, ao qual pertencemos por nossa incorporação batismal.
Eis a profundeza do ser cristão: ele é capacitado pelo Batismo a lutar eficazmente contra o pecado, como bom soldado de Cristo, a fim de se santificar e santificar o mundo."
Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança