III. O Espírito Santo e a Igreja na liturgia (CIC § 1096)

Liturgia judaica e liturgia cristã. Um conhecimento mais aprimorado da fé e da vida religiosa do povo judaico, tais como são professadas e vividas ainda hoje, pode ajudar a compreender melhor certos aspectos da liturgia cristã. Para os judeus e para os cristãos, a Sagrada Escritura é uma parte essencial de suas liturgias: para a proclamação da Palavra de Deus, a resposta a esta palavra, a oração de louvor e de intercessão pelos vivos e pelos mortos, o recurso à misericórdia divina. A Liturgia da palavra, em sua estrutura própria, tem sua origem na oração judaica.

A Oração das horas, bem como outros textos e formulários litúrgicos, tem seus paralelos na oração judaica, o mesmo acontecendo com as próprias fórmulas de nossas orações mais veneráveis, entre elas o Pai-Nosso. Também as orações eucarísticas inspiram-se em modelos da tradição judaica. As relações entre liturgia judaica e liturgia cristã - mas também a diferença de seus conteúdos são particularmente visíveis nas grandes festas do ano litúrgico, como a Páscoa. Cristãos e judeus celebram a Páscoa; Páscoa da história, orientada para o futuro, entre os judeus; Páscoa realizada na morte e na Ressurreição de Cristo, entre os cristãos, ainda que sempre à espera da consumação definitiva

A leitura da Palavra de Deus no culto sagrado é costume da própria sinagoga. Para o povo judeu, a Palavra proclamada na assembléia era sinal da presença do Senhor. Disto temos o testemunho em vários textos como:Ex 19,1-21; Js 24,1-27; Esd 8,1-9,37. O povo respondia à Palavra proclamada com o seu amém e o seu louvor.

O costume dos cristãos rezarem regularmente em diversos momentos do dia, a Liturgia das Horas, tem origem no costume judaico. Os judeus costumavam rezar três vezes por dia: de manhã, ao meio-dia e no fim da tarde(cf. Sl 55,17s). Os cristãos herdaram esta prática; todavia não lhe era estranho a oração noturna, da qual Jesus e os Apóstolos deixaram precioso testemunho; cf Lc 6,12 (Jesus passou a noite em oração antes de escolher os Doze Apóstolos) e At 16,25 (Paulo e Silas, à meia-noite, cantavam os louvores de Deus na prisão de Filipos). Os judeus, no tempo de Jesus Cristo, tinham uma oração pública e privada perfeitamente regulamentada quanto às horas, composta de salmos e de leituras do Antigo Testamento. Os cristãos continuaram com esse costume, praticamente nos mesmos moldes, dando-lhe, claro, um sentido cristão, pelo que às leituras do Antigo Testamento cedo se juntaram leituras dos Evangelhos e das Epístolas.

Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança