A celebração do mistério cristão (§1066) - Introdução 1

Apanhe agora o seu Catecismo e abra-o no parágrafo nº 1066.

Apresentarei a partir de hoje em nosso estudo, de maneira condensada, o sentido da Liturgia, o seu significado para a nossa salvação, bem como sua origem que vem de Cristo e dos Apóstolos.

Estudar a Sagrada Liturgia é mais do que aprender ritos e rubricas do culto sagrado. É aprofundar a sua espiritualidade e dispor-se a descobrir novos aspectos da figura de Cristo Sacerdote, do Sacramento da Igreja e das celebrações da vida cristã. É proporcionar um firme fundamento à sua vida de oração e de união com Deus. A Liturgia, intimamente associada ao uso da Sagrada Escritura, é a grande fonte de vitalidade da Igreja e do cristão.

Queira, pois, prezado ouvinte, estudar com a inteligência e meditar com o coração o que lhe, será oferecido neste estudo. Folheie a sua Bíblia, procurando reconhecer as citações contidas no Catecismo que as leituras dos textos propõem. E aplique os novos conhecimentos à consolidação de sua vida espiritual. Somente assim você conseguirá colher os frutos que o aprofundamento da Sagrada Liturgia lhe pode propiciar.

Com isso desejo ajudar a você querido ouvinte a conhecer melhor toda a riqueza e importância da Liturgia, para dela poder participar melhor e com mais proveito espiritual.

Ao iniciarmos o estudo dos parágrafos seguintes, perceberemos que eles nos mostram que a liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério pascal. Nela mediante o exercício do ofício sacerdotal de Jesus Cristo, é por sinais, significada e realizada a santificação dos homens e se realiza pelo Corpo místico de Cristo, ou seja, pela Cabeça e pelos membros, o culto público devido a Deus.

POR QUE A LITURGIA?

Querido(a) ouvinte, o nosso estudo do CIC, através da Rádio Nazaré, pretende ser uma pequena parcela de contribuição para você que quer descobrir os valores e razões da fé que celebra. Fazer uma caminhada ao longo da história e desenvolvimento da liturgia dentro da Igreja, aprofundar em alguns pontos e em outros apenas comentar. O que aqui se expõe revela ser um simples material que quer ajudá-lo a compreender melhor como participar e por que participar, conhecendo, acreditando e amando a sagrada liturgia.

A Igreja sempre se preocupou com o zelo da dimensão celebrativa, bem como com a formação daqueles que da mesma participam. Nesse sentido, percebem-se hoje duas realidades fortes dentro da Igrezja: a) Há uma Igreja que quer ensinar e tem o “dever” ensinar o seu povo; b) É um povo com sede de um “conhecimento” profundo da fé que professa.

CIC § 1066

No Símbolo da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e seu “desígnio benevolente” (Ef 1,9) sobre toda a criação: o Pai realiza o “mistério de Sua vontade” entregando seu Filho bem-amado e Seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome. Este é o mistério de Cristo [Cf. Ef 3,4] , revelado e realizado na história segundo um plano, uma “disposição” sabiamente ordenada que São Paulo denomina “a realização do mistério” (Ef 3,9) e que a tradição patrística chamará de “Economia do Verbo Encarnado” ou “a Economia da Salvação”.

O Símbolo da Fé nos recorda o mistério da Trindade. Deus Pai, Filho e Espírito Santo e o mistério da salvação em Cristo. Jesus Cristo fundou a Igreja para continuar na terra Seu plano de salvação sobre os homens, até o fim do mundo. Querido(a) ouvinte: Você sabe o que nós cristãos anunciamos e celebramos quando nos reunimos? O que a Igreja celebra e anuncia? É O MISTÉRIO DE CRISTO. O Evangelho nos relata o encontro de Cristo com a mulher que sofria desde anos de uma grave enfermidade, sem que ninguém pudesse curá-la; ao aproximar-se de Jesus e tocar seu manto cheia de fé, recobrou a saúde, graças "à virtude que dEle saia" (Mc 5,30), como nos diz o Evangelho. Cristo vive e atua na Igreja por meio dos Sacramentos, que aplicam os méritos da Redenção continuando a obra salvadora que Jesus realizou no mundo. Os sacramentos são canais que recolhem a "virtude que sai" do peito aberto de Cristo, para curar as feridas do pecado e comunicar a vida nova aos que deles se acercam. Por isso, aquele que quer viver a vida de Deus, precisará participar da vida litúrgica da Igreja, que celebra os mistérios da nossa salvação em união com Cristo e sob a ação do Espírito Santo, para oferecer a Deus Pai a homenagem da adoração, louvor e ação de graças que Ele espera de Seus filhos.

Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança