Os três graus do sacramento da Ordem (CIC § 1554)

“O ministério eclesiástico, divinamente instituído, é exercido em diversas ordens pelos que desde a antigüidade são chamados bispos, presbíteros e diáconos [LG 28] .” A doutrina católica, expressa na liturgia, no magistério e na prática constante da Igreja, reconhece que existem dois graus de participação ministerial no sacerdócio de Cristo: o episcopado e o presbiterado. O diaconado se destina a ajudá-los e a servi-los. Por isso, o termo “sacerdos' designa, na prática atual, os bispos e os sacerdotes, mas não os diáconos. Não obstante, ensina a doutrina católica que os graus de participação sacerdotal (episcopado e presbiterado) e o de serviço (diaconado) são conferidos por um ato sacramental chamado “ordenação”, isto e, pelo sacramento da Ordem.

Que todos reverenciem os diáconos como Jesus Cristo, como também o Bispo, que é imagem do Pai, e os presbíteros como senado de Deus e como a assembléia dos apóstolos: sem eles não se pode falar de Igreja [Sto. Inácio de Antioquia, Trall., 3,1.]

Como cabeça invisível da Igreja, Cristo é a fonte de todo poder santificador. Pelo Espírito Santo, Jesus Cristo deu esse poder aos seus Apóstolos, para que a Igreja estivesse presente em todo o mundo. Os Apóstolos transmitiram este poder, distribuindo-o em funções ministeriais distintas. E dai nasceu à hierarquia em seu tríplice grau, a serviço dos fiéis, são os: Bispos, presbíteros e diáconos.

Prezado ouvinte, importante é observar que, conferida nesses graus distintos, a ordem é um só sacramento. Os três graus do sacramento da ordem: os bispos, presbíteros e diáconos, constituem um só sacramento, visto que a ordem causa uma participação, em diversos graus, do único sacerdócio de Cristo. Portanto, não são três sacramentos. Mas ele se torna tríplice em suas modalidades. Em cada grau da ordem, o bispo, o presbítero e o diácono, há um idêntico rito ou sinal que é a imposição das mãos, mas em cada um deles, pela fórmula da consagração é invocado sobre quem está sendo ordenado uma graça específica, ou um diferente dom do Espírito Santo.

Seja observado que o sacerdócio, em todos os seus graus, e portanto quer nos Bispos, quer nos presbíteros, há a participação do sacerdócio de Cristo, que é o único "sumo sacerdote" da nova e eterna aliança.

E ao lado dos bispos e dos presbíteros, existe na Igreja outra categoria de ministros, com funções e carismas específicos, que são os diáconos, que se configuram como categoria para distinguir dos  bispos e dos presbíteros.