Os padres são consagrados para pregar o Evangelho (CIC § 1551)

 

Esse sacerdócio é ministerial. “Esta missão que o Senhor confiou aos pastores de seu povo é um verdadeiro serviço.” Refere-se inteiramente a Cristo e aos homens. Depende inteiramente de Cristo e de seu sacerdócio único, e foi instituído em favor dos homens e da comunidade da Igreja. O sacramento da ordem comunica “um poder sagrado” que é o próprio poder de Cristo. O exercício desta autoridade deve, pois, ser medido pelo modelo de Cristo que, por amor, se fez o último e servo de todos. “O Senhor disse claramente que cuidar de seu rebanho é uma prova de amor para com Ele.”

Veja que aqui a Igreja nos ensina que "o sacramento da ordem comunica “um poder sagrado.” Poder esse, para melhor servir o povo de Deus. Esse poder só pode vir do próprio Cristo que atua na sua Igreja. É o próprio poder de Cristo. É por isso, que o sacerdote deve viver o celibato como o próprio Cristo viveu, e para poder servir ao Reino de Deus sem outras preocupações, entregando-se integralmente a esse serviço.

E "esse sacerdócio é ministerial" e significa um serviço. Depende inteiramente de Cristo e de Seu sacerdócio único, e foi instituído em favor dos homens e da comunidade da Igreja. O sacramento da ordem comunica um poder sagrado que é o próprio poder de Cristo. Portanto, "cuidar do rebanho de Cristo é uma prova de amor por Ele". Representando Cristo, o sacerdote representa oficialmente a Igreja. Ele participa, pois, da autoridade com que o próprio Cristo constrói, santifica e rege seu corpo.

Os padres são consagrados para pregar o Evangelho, para apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, de maneira que são eles os verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento. Têm como missão de levar a salvação até aos confins da terra, com o espírito pronto para pregar o Evangelho em toda parte. Exercem seu sagrado encargo principalmente no sacrifício eucarístico. É deste sacrifício único que retiram toda a força para seu ministério sacerdotal. Nas comunidades tornam presente o próprio bispo, e exercem a maioria das funções do pastor das dioceses. Formam com ele uma unidade dentro da Igreja.

Ninguém tem o direito de receber o sacramento da Ordem. É dom gratuito, a pessoa é chamada por Deus para esta honra. Este sacramento é recebido como “dom imerecido”. A vocação e a missão recebidas no dia da ordenação marcam a pessoa de modo permanente, com a marca de Deus.