O sacramento da Ordem (CIC § 1536)

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.

 

(Sobre a instituição e a missão do ministério apostólico por Cristo, veja-se acima. Aqui, só se trata da via sacramental pela qual se transmite este ministério.)

Aqui você percebe que Jesus Cristo deu aos seus Apóstolos a plenitude do poder sacerdotal, ao mesmo tempo, em que Ele concedeu-lhes também as graças necessárias para a vida e o ministério sacerdotal.

"Cristo quer continuar o seu sacerdócio aplicando os frutos da Redenção aos homens, mediante ministros que Ele escolhe. Estes não são sacerdotes ao lado de Jesus Sacerdote, mas são participantes do único sacerdócio de Cristo e oferecem o único sacrifício de Cristo na Cruz. É como se fossem a mão estendida do Senhor através dos séculos.

 

Aqui também percebemos, que o sacramento da Ordem consta, de três graus de ministério. Em cada um destes se confere mais do que uma função ou um título; há aí um dom de Deus na linha do ser e não apenas na linha do agir, que torna o ministro participante do sacerdócio de Cristo de modo essencialmente diverso do sacerdócio comum dos fiéis (cf. LG 10). O sacerdote age in persona Christi, ou seja, como se fosse o próprio Cristo. O sacerdote é instrumento de Cristo (cf. PO 12)." (Citação livre da Escola Mater Ecclesiae, Curso sobre os sacramentos por correspondência, pág. 185 e 186, Dom Estévão Bettencourt).

Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de deixar a terra, quis transmitir os seus poderes sacerdotais a outros que o exercem em Seu nome ao longo dos séculos, até o fim dos tempos.

Não nos esqueçamos, em nossas orações, de rogar ao Pai que nos envie santos e numerosos sacerdotes. Diga juntamente comigo: "Enviai, Senhor, operários para a vossa messe, porque a messe é grande e os operários são poucos".