A ordem e o matrimônio CIC § 1534

Dois outros sacramentos, a ordem e o matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.

Todos os batizados, são chamado a comunhão com Deus e à salvação. Para cada pessoa, Deus faz um chamado diferente, ou seja, Ele dá uma vocação. A maioria das pessoas é vocacionada, ou seja, é chamada à vida matrimonial, a transformar o amor entre dois seres em sacramento do amor do Pai. Outras pessoas se sentem chamadas ao serviço total do Reino, utilizando toda a sua vida e tempo à causa do povo de Deus. Estes são chamados religiosos, pessoas consagradas a Deus. Para outros, além de tudo isso, Deus os chama e os consagra para serem seus ministros, seus representantes consagrados. E por isso recebem o sacramento da ordem.

"Os sacramentos da Ordem e do Matrimônio, não se destinam tanto, como os outros sacramentos, à santificação da pessoa, mas, sim, ao serviço da comunidade. É por isso que esses dois sacramentos são chamados 'sacramentos de estado'; porque eles fundam um estado de vida e serviço." (Citação livre da Escola Mater Ecclesiae, Curso sobre os sacramentos por correspondência, pág. 183, Dom Estévão Bettencourt).